Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cientistas explicam por que o som de unha raspando em lousa causa aflição

Pesquisa mostrou que som tem a mesma frequência que os gritos humanos de angústia

20 dez 2023 - 11h12
Pesquisa descobriu que este som tem a mesma frequência do choro de um bebê e dos gritos humanos
Foto: Freepik

Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriram que o som de unhas arranhando uma lousa é semelhante ao grito de angústia de um bebê ou humano, o que pode explicar por que ele é tão desconfortável para muitas pessoas.

A pesquisa, publicada na revista científica Nature Human Behavior, mostrou que o som em um quadro-negro tem uma frequência de 2.000-5.000 Hz, que é a mesma frequência que os gritos de humanos.

Essa frequência é mais irritante para os humanos do que outras frequências, pois faz com que o canal auditivo ressoe, o que aumenta a amplitude fazer som e se tornar mais difícil de ignorá-lo.

Além disso, o som de unhas em uma lousa é frequentemente associado a experiências negativas, como aulas chatas ou acidentes — o pode exacerbar a resposta física ansiedade ao som.

Isso pode levar a uma resposta emocional de medo ou ansiedade.

Gatilhos

Em outra pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle descobriram uma maior conectividade entre o córtex auditivo e as áreas de controle motor relacionadas ao rosto, boca e garganta em pessoas que sofrem de misofonia.

Esse termo significa “ódio ao som”, é uma condição na qual as pessoas experimentam reações intensas e involuntárias a certos sons produzidos por outras pessoas, chamados de sons “gatilho”.

Os resultados da pesquisa podem ajudar a entender melhor por que o som de unhas em um quadro-negro é tão perturbador para muitas pessoas. Também podem levar ao desenvolvimento de novas terapias para pessoas com misofonia.