Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas pretendem isolar geleira do juízo final para impedir derretimento; entenda

Projeto ambicioso visa isolar "geleira do apocalipse" para evitar colapso, mas ideia já recebeu críticas no passado

8 mar 2024 - 10h23
Compartilhar
Exibir comentários
Projeto ambicioso visa isolar "geleira do apocalipse" para evitar colapso
Projeto ambicioso visa isolar "geleira do apocalipse" para evitar colapso
Foto: Erika por Pixabay / Flipar

Geoengenheiros da Universidade da Lapônia, na Finlândia, propuseram um plano ousado para evitar o derretimento da geleira Thwaites "Doomsday: cercar o glaciar com enormes cortinas de aproximadamente 100 km de comprimento para impedir a entrada de água quente.

O trabalho, liderado pelo glaciologista John Moore, está em fase inicial de investigação. Mas, o projeto "desesperado" para conter os efeitos devastadores do aquecimento global custariam 50 mil milhões de dólares, segundo estimativa do pesquisador. 

Com aproximadamente o tamanho do estado norte-americano da Flórida, a plataforma de gelo na Antártica Ocidental contém tanta água que, por si só, fará com que o nível do mar suba 60 centímetros se entrar em colapso.

O que está causando o derretimento do manto de gelo do Juízo Final é o aquecimento das correntes oceânicas que o atingem, e não a temperatura ambiente da região. Especialistas afirmam que 90% do aquecimento global ocorre nos oceanos.

Moore já havia proposto a construção de um muro nas proximidades do Mar de Amundsen para desviar as correntes quentes. Desde 2020, no entanto, ele tem trabalhado na ideia das "cortinas ancoradas no fundo do mar", porque poderiam ser mais baratas de implementar e, acima de tudo, reversíveis caso tivessem consequências inesperadas.

Conheça 10 curiosidades sobre os Andes Conheça 10 curiosidades sobre os Andes

“Qualquer intervenção deve ser algo que você possa reverter se tiver dúvidas”, disse Moore ao Business Insider.

Moore e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge estão atualmente testando um protótipo de um metro de comprimento em tanques de água. Em cerca de dois anos, o objetivo é ampliar até uma cortina de 10 metros de comprimento que será testada num fiorde norueguês.

A proposta foi recebida com críticas de cientistas no passado. Em geral, eles argumentam que se trata de uma solução "band-aid" que desvia a atenção da abordagem do problema final da redução das emissões de gases com efeito de estufa – sem esquecer os desafios logísticos da construção de uma estrutura tão colossal.

Geleira do juízo final

Considerada uma das maiores geleiras do mundo, maior que o Suriname e apelidada de "Geleira do Juízo Final" ou "Geleira do Apocalipse", a Thwaites fica na Antártida Ocidental e o seu colapso, que tem o potencial de elevar em vários metros o nível do mar, pode estar perto de acontecer.

Estudo publicado na revista científica Nature Geoscience, em 2022, descobriu que, em algum momento nos últimos dois séculos, a faixa de gelo analisada atingiu velocidade de recuo equivalente a 2,1 km por ano — o dobro do que os cientistas vêm observando na última década.

A enorme plataforma de gelo perde área de sua parte submersa à medida em que o planeta fica mais quente e, embora a velocidade de seu derretimento hoje seja menor que 2,1 km ao ano, identificar como ela se comportou no passado ajuda a prever como se comportará no futuro.

A descoberta indica, portanto, que a Thwaites pode estar perto de passar novamente por uma mudança em ritmo acelerado.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade