Cisnes ficam drogados após invadirem campo de papoulas; entenda
Cerca de 200 cisnes foram atraídos para o campo e ficaram presos após experimentarem planta
Especialistas monitoram, desde fevereiro deste ano, o caso de cisnes drogados em campos de papoula na Eslováquia.
Você não leu errado: um grupo de aves está enfrentando problemas por ingerir papoula e acabar se intoxicando com o ópio que a planta carrega.
A principal hipótese é que os cisnes confundem a flor com a colza, outra planta natural de sua alimentação. As aves ficam "moles", se acumulam pelos campos e algumas sequer conseguem voar.
Os fazendeiros — que têm restrições para espantar os cisnes, protegidos por lei — informaram ao portal Deutsche Welle um prejuízo de 10 mil euros (mais de R$ 52 mil) devido à situação que segue sem solução.
Veja vídeo:
Swans in Slovakia found a poppy field and munched on the opium-producing plants to their hearts' content for months 🦢 pic.twitter.com/RlhCpJxTis
— DW News (@dwnews) June 15, 2023
Pessoas usavam drogas alucinógenas há 3 mil anos na Europa, revela estudo
As pessoas já ficavam sob o efeito de drogas alucinógenas na Espanha há cerca de 3.000 anos, de acordo com uma nova pesquisa.
Os cientistas responsáveis pelo estudo dizem que cabelos encontrados em um cemitério em Menorca revelam que as antigas civilizações humanas usavam drogas derivadas de plantas e arbustos.
Acredita-se que essa seja a evidência direta mais antiga da Europa de pessoas usando drogas alucinógenas. Os pesquisadores revelam que essas substâncias teriam induzido a delírios e alucinações.
As descobertas, publicadas na revista Scientific Reports, mostraram sinais de atividade humana na caverna Es Càrritx, na região sudoeste de Menorca. A caverna abriga mais de 200 sepulturas humanas e acredita-se que tenha servido como ritual e local funerário durante cerca de 600 anos, até 800 aC.
Os pesquisadores descobriram que as substâncias, que tinham potencial para serem bastante fortes, podem ter sido usadas em rituais realizados na caverna. Isso pode ter envolvido inclusive xamãs "que eram capazes de controlar os efeitos colaterais das drogas vegetais".