Clarão "misterioso" aparece no céu em Cubatão (SP); o que aconteceu?
Fenômeno aconteceu por conta de um procedimento chamado "flare", em que gases de refinaria que não podem ser reutilizados são queimados
No último sábado (8), usuários das redes sociais ficaram surpresos com um "clarão misterioso" na região da Baixada Santista, em São Paulo. Moradores de Cubatão compartilharam imagens nas plataformas apreensivos com a luz intensa avistada no céu noturno.
A área é conhecida por abrigar uma refinaria da Petrobrás, incluindo petroquímicas, siderúrgicas, químicas e de fertilizantes.
A forte luz gerou diversas dúvidas sobre a origem, que moradores da região acreditaram se tratar de um incêncido.
O Corpo de Bombeiros, no entanto, informou ao UOL que não foi chamado para o atendimento de nenhuma ocorrência.
O que aconteceu?
A Petrobrás confirmou o caso e disse que se trata de um caso normal na refinaria. O clarão, na verdade, ocorreu por conta de um descarte de gás em uma manutenção — ainda que a refinaria esteja parada no momento.
"É um procedimento normal, que acontece no Brasil inteiro", informou a companhia, acrescentando que na segunda-feira (10) as atividades estavam normalizadas.
O ocorrido tem um nome técnico chamado "flare", utilizado para definir o procedimento de segurança. Nessa situação, o excesso de gás que não pode ser usado ou reciclado é queimado.
TOCHA” DE REFINARIA EM CUBATÃO GERA CURIOSIDADE EM MUNÍCIPES DA BAIXADA
Seguidores de Santos, Cubatão e Praia Grande ficaram intrigados com um clarão nas noites de ontem (09) e hoje (10). Parecido com incêndio, a “tocha” fica na refinaria de Cubatão e está em processo de alívio pic.twitter.com/C7AQCN4eFr
— Baixada Mil Grau (@baixadamilgrau) April 10, 2023