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Claro reduz investimentos no Brasil para R$ 8 bi em 2015

A redução de 2015 não se deve a expectativas negativas para a economia brasileira, explica a empresa

30 abr 2015 - 18h29
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O presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse nesta quinta-feira (30) que a operadora de telecomunicações pretende investir R$ 8 bilhões no País em 2015, que serão alocados em infraestrutura e expansão das redes 3G e 4G.

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Imagen de una tienda Claro vista en la ciudad peruana de Lima. 25 agosto, 2014.  Colombia inició el martes un proceso para adjudicar en subasta su espectro disponible en las bandas de 900 y 1.900 Megahertz(MHz), con el que busca mejorar la calidad y la cobertura del deficiente servicio de telefonía móvil celular, así como continuar el despliegue de internet de banda ancha.
Imagen de una tienda Claro vista en la ciudad peruana de Lima. 25 agosto, 2014. Colombia inició el martes un proceso para adjudicar en subasta su espectro disponible en las bandas de 900 y 1.900 Megahertz(MHz), con el que busca mejorar la calidad y la cobertura del deficiente servicio de telefonía móvil celular, así como continuar el despliegue de internet de banda ancha.
Foto: Mariana Bazo / Reuters

O montante representa uma queda de 20% frente a 2014, quando a companhia, controlada pela mexicana América Móvil do bilionário Carlos Slim, investiu US$ 10 bilhões. "Os investimentos estarão focados em infraestrutura de sistemas, expansão da rede 3G e 4G, e no cumprimento de metas de cobertura rural", disse Zenteno em coletiva de imprensa para divulgar parceria promocional com a Disney.

De acordo com o executivo, o montante de 2014 incluía investimentos previstos em anos anteriores e, portanto, a redução de 2015 não se deve a expectativas negativas para a economia brasileira. "O ano será desafiador para todos, mas é o momento de acreditar no Brasil", declarou. "Momentos difíceis são momentos de oportunidade. Estamos bem otimistas."

O executivo também comentou o resultado da Claro Participações, que reúne Embratel, Claro e NET, no 1º trimestre. O resultado foi negativo em R$ 2,1 bilhões, revertendo resultado positivo proforma obtido um ano antes. Segundo Zenteno, o desempenho pode ser atribuído a efeitos contábeis com o processo de consolidação das marcas do grupo.

A Claro anunciou parceria com a Disney para estimular recargas do pré-pago. A cada recarga de R$ 20 ou mais, os clientes terão direito a miniaturas de personagens da empresa americana. A expectativa da empresa é que a promoção aumente as recargas em 12% e faça clientes migrarem de operadoras concorrentes.

Atualmente, a Claro está em terceiro lugar no ranking de participação no mercado de telefonia móvel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com 25,4%, após as líderes Vivo e TIM, segundo dados de fevereiro.

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