Cobra australiana libera veneno suficiente para matar 400 pessoas
Taipan-costeira, criada em cativeiro, expeliu 5,2 gramas de veneno
Uma cobra criada em um cativeiro na Austrália quebrou o recorde mundial de maior quantidade de veneno expelido de uma só vez.
A quantidade de 5,2 gramas é suficiente para matar 400 humanos e foi expelida por uma única mordida da taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus) chamada Cyclone. As informações foram compartilhadas pelo Live Science.
Localizada a 50 km ao norte de Sydney, em Nova Gales do Sul, a Australian Reptile Park, onde Cyclone reside, extrai veneno de suas cobras para a produção de antiveneno.
Billy Collett, gerente de operações do parque, disse ao Live Science que Cyclone é "uma das cobras mais perigosas" do local, conhecida por seu comportamento imprevisível.
Taipans
As taipans-costeiras, nativas das regiões costeiras do norte e leste da Austrália, figuram entre as cobras mais venenosas do planeta.
Crescendo até dois metros de comprimento, possuem uma cabeça retangular com focinho claro e grandes olhos castanho-alaranjados. Seus corpos variam em tons de amarelo, marrom-avermelhado, marrom escuro e até preto.
Apesar de não serem as cobras mais venenosas do mundo, essas serpentes são mundialmente conhecidas por sua agressividade, com mordidas fatais ocorrendo todos os anos, de acordo com Collett.
Anteriormente o recorde produção de veneno pertencia a outra taipan-costeira do parque chamada Whiplash, que expeliu 4,9 g em 2022.
Uma neurotoxina que ataca o sistema nervoso da presa é um dos ingredientes do veneno dessas cobras, causando paralisia e morte.