Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cobras comem outras serpentes? Isso aconteceu em SC; veja vídeo

Vídeo do biólogo Christian Raboch viralizou por mostrar uma cobra coral regurgitando uma anfisbênia, ou cobra-de-duas-cabeças

13 jan 2023 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários
Cobra coral regurgita anfisbênia, ou cobra-de-duas-cabeças, em SC
Cobra coral regurgita anfisbênia, ou cobra-de-duas-cabeças, em SC
Foto: Reprodução / Instagram @biologo.christian

Um vídeo do biólogo catarinense Christian Raboch viralizou desde a terça-feira (10) por mostrar uma cobra coral regurgitando outra "serpente" — na verdade uma anfisbênia, espécie de réptil conhecida como "cobra-de-duas-cabeças", mas que tecnicamente não é uma cobra.

A cobra coral-verdadeira (Micrurus corallinus) de quase 60 centímetros foi encontrada por Raboch na segunda-feira (8) na casa de uma vizinha, em Jaraguá do Sul (SC). No dia seguinte à captura, ele notou que o bicho "botou para fora" a anfisbênia.

"No outro dia, quando fui trocar a água dela, tive uma surpresa: ela tinha regurgitado o que tinha acabado de comer. Isso acontece devido ao estresse da captura", diz ele em um vídeo no seu Instagram. A anfisbênia (Leposternon microcephalum) estava praticamente inteira, com cerca de 30 cm.

"Mais vale um animal estressado e vivo, do que simplesmente morto", comentou no vídeo.

A cobra-de-duas-cabeças tem hábito fossorial, isto é, é um animal adaptado a cavar e a viver debaixo do solo, e se alimenta de animais invertebrados.

Já a cobra coral-verdadeira é muito venenosa, mas não dá bote: ela morde e segura suas presas, que geralmente são espécies como anfisbênias, apodas (um anfíbio que também tem corpo alongado) e lagartos. 

O próprio biólogo já haia passado por um caso parecido e ainda mais estranho. Em fevereiro de 2021, encontrou uma cobra coral com "bolas" pelo corpo. O que havia acontecido: a serpente havia engolido uma cobra dormideira (Dipsas neuwiedi) de 41 cm, com praticamente o mesmo tamanho de sua algoz. As duas morreram juntas algum tempo depois.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade