Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Código-fonte do Twitter vaza no GitHub

O Twitter teve uma relevante parte do seu código-fonte vazada no site especializado GitHub, o que pode ter exposto as fraquezas e o funcionamento da rede social

27 mar 2023 - 14h12
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Parte do código-fonte do Twitter vazou no site especializado GitHub. Segundo o site The New York Times, os trechos expostos foram retirados após a rede social entrar com uma reclmação de direitos autorais.

Ao acessar o link, o GitHub informa que as informações vazadas incluíam "código-fonte proprietário da plataforma Twitter e ferramentas internas". Nos Estados Unidos, as empresas costumam acionar a Digital Millennium Copyright Act (DMCA) para garantir a remoção rápida de conteúdos protegidos.

Foto: Reprodução/9to5Mac / Canaltech

Agora, a rede social abriu um processo judicial para descobrir quem foi o responsável pelo vazamento. A ação também solicita ao judiciário dos EUA a exposição das informações de quem baixou os dados, incluindo nomes, endereços, números de telefone, e-mails, perfis de redes sociais e endereços de IP.

Como ocorreu o vazamento do código do Twitter?

Não se sabe como o vazador teve acesso a tais informações, porque elas são altamente protegidas. O jornal relatou que a suspeita recai sobre algum ex-funcionário, o que não deve ajudar muito, afinal milhares foram dispensados desde novembro de 2022.

Conforme o NYT, o conteúdo pode ter ficado exposto desde janeiro, mais de dois meses antes de ser removido. A conta responsável, chamada FreeSpeechEnthusiast, foi criada apenas para este propósito e tinha o código publicado de maneira não pública, embora acessível para quem tivesse o link.

O vazamento pode ter sido uma provocação ao CEO do Twitter, Elon Musk, que se qualificou como um defensor da "total liberdade de expressão". Desde que assumiu, ele chegou a cogitar banir links para outras redes sociais e acabou com a moderação de conteúdo, exceto de posts que violem a lei.

O que será feito a partir de agora?

Tanto o Twitter quanto o GitHub não se pronunciaram oficialmente sobre o caso. Não se sabe, ainda, se o serviço de hospedagem de códigos vai repassar os dados solicitados, porque isso colocaria em risco a privacidade do usuário. O Twitter não tem mais uma assessoria de imprensa e só responde solicitações com emojis de cocô, então é impossível saber o posicionamento da plataforma.

O surge na imprensa poucos dias antes de um dia importante para o Twitter. Elon Musk prometeu abrir o código do algoritmo de recomendação de tuítes em 31 de março — apenas uma parte minúscula dos dados vazados. Como o magnata costuma voltar atrás em suas promessas, é difícil dizer se cumprirá ainda mais com esse acontecimento recente.

Por que o vazamento do código-fonte é grave?

O código-fonte é como o coração de qualquer solução digital, porque permite compreender o seu funcionamento. Não é à toa que grandes empresas de tecnologia, como Meta e Google, costumam guardar o segredo a sete chaves.

Ter o código exposto significa que algum desenvolvedor poderia criar uma solução própria baseada na tecnologia do Twitter. Além disso, é possível visualizar vulnerabilidades do software, que poderiam ser usadas para ataques contra usuários ou roubo de informações.

Apesar de tais gigantes adotarem severas medidas de tecnologia, a exposição de códigos-fontes acontece eventualmente, como com a Microsoft e com a CD Projekt Red.

Fonte: The New York Times

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade