Coleção de computadores antigos da Apple será leiloada em março nos EUA
Produtos como um Apple II Plus e um Macintosh de 1984 ajudam a pensar em linha do tempo da empresa e são bem diferentes dos atuais
Uma coleção de computadores da Apple, datada de quase 50 anos, será leiloada no dia 30 de março, na Califórnia (EUA). Chamada "Hanspeter Luzi Vintage Apple Archive", ela possui mais de 500 computadores e aparelhos da Apple, reunidos ao longo de décadas por um professor e empresário suíço.
De acordo com Erik Rosenblum, da Casa de Leilões Julien's Auctions, em Bervely Hills, todos os produtos incluídos moldaram o espírito de uma época e levaram à uma mudança cultural na forma como trabalhamos, aprendemos, operamos e nos comunicamos, até em nosso tempo livre.
"Estamos em um momento interessante (...) agora, em que estamos passando do uso doméstico diário de um computador Apple a um artefato histórico", comentou ele.
Entre os produtos incluídos no leilão está um Apple II Plus, produzido entre 1979 e 1982, que se parece com uma máquina de escrever com uma tela na parte superior, entrada para discos e conector de joystick.
Outro destaque é o Macintosh, de 1984, com uma tela bem quadrada, semelhante a das primeiras televisões e bem diferente dos novos modelos da Apple de tela plana.
"Todas essas peças são os avós dos nossos iPhones, iPads e iMacs (...) É muito bom ver a evolução", declarou Rosemblum.
O leilão acontecerá em um momento de grande interesse por produtos históricos da Apple. No último fim de semana, um americano que possuía um modelo de iPhone de 2007, ainda na caixa, conseguiu vender a peça por US$ 63 mil (cerca de R$ 325 mil).