Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comeria? Empresa cria almôndega de mamute extinto há 10 mil anos

A almôndega de mamute criada pela empresa australiana Vow será oficialmente apresentada no Nemo Science Museum, na Holanda

28 mar 2023 - 16h13
(atualizado às 16h15)
Compartilhar
Exibir comentários
A almôndega de mamute será exibida no Nemo Science Museum em Amsterdã.
A almôndega de mamute será exibida no Nemo Science Museum em Amsterdã.
Foto: Reprodução / Youtube

Uma empresa australiana de alimentos cultivados, que cria carne em um ambiente de laboratório a partir de células animais, afirma que usou engenharia molecular avançada para ressuscitar o mamute-lanoso, extinto há 10 mil anos. E fizeram isso de um forma muito inusitada: um prato de almôndegas.

A almôndega de mamute será oficialmente apresentada no Nemo Science Museum, na Holanda, a partir desta terça-feira (28).

Como eles realizaram isso?

  • A empresa Vow combinou o DNA original do mamute com fragmentos do código genético de um elefante africano para trazer a carne morta de "volta à vida", por assim dizer
  • Cientistas utilizaram a mioglobina, uma proteína muscular do mamute responsável pelo sabor;
  • Depois foram dados genéticos para identificar a sequência do animal pré-histórico;
  • Em seguida, preencheram as ligações genéticas que faltavam com o DNA de um elefante – o parente vivo mais próximo da criatura da Era do Gelo.
Cientistas criam almôndega de mamute lanoso
Cientistas criam almôndega de mamute lanoso
Foto: Canaltech

Criando carne de mamute

Para concluir a carne da almôndega, cientistas usaram células-tronco mioblásticas de uma ovelha, que se replicaram no experimento. Com isso, cultivaram 20 bilhões de células, que foram usadas para gerar a carne de mamute.

No entanto, apesar de criar o que eles esperam que seja uma carne "realmente saborosa", especialistas têm muito medo de comê-la. Isso porque o DNA antigo tem uma data e validade e eles temem que a antiga proteína se mostre mortal. 

James Ryall, diretor de ciências da Vow, afirmou em uma videoconferência que o mais "incrível disso tudo é que nem um único animal precisou morrer para produzir a almôndega de mamute".

Essa não é a primeira vez, no entanto, que carne é cultivada em laboratório. Cientistas buscam alternativas ao abate de gato e outras formas de proteína sustentável. Segundo estimativas, cerca de 60% das emissões de gases de efeito estufa da produção de alimentos emanam de alimentos de origem animal, o dobro dos equivalentes de origem vegetal.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade