Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cometa alienígena gigante é visto indo em direção ao Sol

O 96P/Machholz 1 é entendido como um cometa atípico por possuir menos cianogênio químico que os outros e apresentar baixos níveis de carbono

2 fev 2023 - 15h38
Cometa está se aproximando do Sol
Foto: NASA, SOHO, LASCO, Barbara Thompson (NASA's GSFC)

Uma enorme bola "alienígena" de seis quilômetros de largura foi vista correndo em direção ao Sol na última terça-feira (31), provavelmente vindo de um lugar que está fora do nosso Sistema Solar, de acordo com cientistas. A boa notícia é que ela não é totalmente desconhecida — trata-se do cometa 96P / Machholz 1, que está sendo monitorado pela sonda do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) da Nasa.

O 96P / Machholz 1 está se aproximando do Sol dentro da órbita de Mercúrio, e tem deixado um rastro gelado no espaço. O principal elemento presente nas caudas dos cometas é o gás que escorre enquanto os conglomerados de gelo são aquecidos pela radiação do Sol em suas viagens.

Uma análise do material deixado por 150 cometas, feita em 2008,  descobriu que a bola "alienígena" em questão possuíá menos de 1,5% dos níveis esperados de cianogênio químico, além de ter baixos níveis de carbono — o que faz os pesquisadores presumirem que trata-se de um cometa oriundo de outro sistema planetário.

"O 96P é um cometa muito atípico, tanto em composição quanto em comportamento, então nunca sabemos exatamente o que podemos ver", disse o astrofísico do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington DC, Karl Battams, à Space Weather.

Porém, a viagem do grande cometa ao Sol poderá revelar novas informações: o objeto foi visto pela primeira vez em 1986 por um telescópio caseiro de papelão, usado por David Machholz.

O cometa 96P/Machholz é diferente dos outros em composição
Foto: Domínio Público

Normalmente, a maioria dos cometas que "caem" na direção do Sol possuem cerca de dez metros de largura, e se queimam ao chegarem perto da grande estrela, então cientistas estão curiosos para entender melhor o que acontecerá com o 96P / Machholz 1.

Ele possui mais de dois terços da altura do Monte Everest e seu enorme tamanho parece protegê-lo de evaporar completamente. Desde a descoberta, a SOHO registrou cinco passagens próximas dele ao redor do Sol, e a maior delas aconteceu nesta terça-feira (31), em que ele estava três vezes mais perto da nossa estrela-mãe do que o planeta Mercúrio.

Acredita-se que o grande cometa pode ter sido enviado até aqui por conta da gravidade de um planeta gigante no sistema. Então, depois de vagar pelo espaço, um encontro com Júpiter poderia ter feito com que ele viesse para perto do Sol.

Outras teorias também defendem que ele pode não ser alienígena, e sim se formado em regiões pouco compreendidas por nós, ou ainda ter tido seu cianogênio reduzido nas suas viagens em torno da grande estrela.

Desde que foi lançado em 1995, o SOHO já observou mais de 3.000 cometas, embora seu objetivo seja monitorar o Sol para eventuais erupções violentas, ou seja, as ejeções de massa coronal ou também chamadas erupções solares, capazes de gerar modificações geomagnéticas na Terra.