Cometa do Diabo viaja pelo céu do Brasil neste fim de semana; veja imagens
Segundo as projeções, fenômeno pode ter o seu brilho máximo por volta do dia 23 de abril
Neste fim de semana o fenômeno astronômico 'Cometa do Diabo' foi avistado em diversas cidades do Brasil. Projetadas para o próximo dia 23, as melhores condições para observação serão no céu do Hemisfério Sul, logo após o pôr do Sol
O fenômeno astronômico "Cometa do Diabo" já vem sendo observado no céu do Brasil! No último fim de semana, a rara passagem do cometa — denominado 12P/Pons-Brooks — iluminou o céu de diversas cidades.
Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de ver o Cometa do Diabo neste fim de semana, não desanime! Segundo as projeções, ele deve ter o seu brilho máximo por volta do dia 23.
Nestes dias, o fenômeno contempla o céu de todo o Hemisfério Sul porque ele atinge o ponto mais próximo em sua órbita da Terra. Este evento astronômico é raro e acontece a cada 71 anos, tempo em que o cometa completa uma órbita ao redor do Sol.
No Rio Grande do Sul, o astrofotógrafo Gabriel Zaparolli conseguiu fazer imagens do cometa no último fim de semana. Com equipamentos especiais, ele fez o registro do alto do Morro da Guarita, em Torres.
"Logo no início da noite do dia 20 de abril de 2024, fui até a praia da Guarita, em Torres/RS para fotografar o cometa 12P junto com os morros que tem dentro na praia", escreveu o profissional em seu Instagram
"Foi um grande desafio por conta de estar próximo da Lua cheia e cheguei meio atrasado para capturar o cometa, porém, após montar tripé e configurar câmera rapidamente e programei para tirar em torno de 180 fotos para fazer empilhamento e obter um resultado melhor da cauda do cometa e menos ruido, para mim obteve um resultado incrível e um sonho de capturar um cometa com a paisagem da minha cidade", completou.
Como observar o Cometa do Diabo?
Não quer perder esse magnífico espetáculo? Então fique atento: os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.
Ele estará visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre entre 17h40 e 18h30 (horário de Brasília).
"A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus”, disse o astrônomo Filipe Monteiro do Observatório Nacional.
Monteiro destaca que alguns dias antes do periélio (a sua máxima aproximação ao Sol), o cometa estará perto do planeta Júpiter, favorecendo a localização e também compondo um momento único.
"Enquanto no dia 21 de abril o cometa estará mais próximo ao Sol, no dia 02 de junho ele fará sua máxima aproximação com a Terra. Contudo, sua visibilidade estará mais fraca e dependerá do auxílio de binóculos para ser observado", destaca o astrônomo.