Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cometa do Século poderá ser visto no Brasil na próxima semana

Saiba como observar o fenômeno astronômico

10 set 2024 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O cometa C/2023 A3, apelidado de 'Cometa do Século', começará a ser visível no céu a partir do domingo (15) e atingirá seu brilho máximo em outubro.
Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) visto em 26 de abril através de um telescópio refletor (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons/C messier/CC BY 4.0)
Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) visto em 26 de abril através de um telescópio refletor (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons/C messier/CC BY 4.0)
Foto: Canaltech

O cometa C/2023 A3, apelidado de "Cometa do Século", começará a ser visível no céu a partir do domingo (15). Para quem acordar antes do amanhecer e olhar para o leste, será possível observar o fenômeno com o auxílio de binóculos ou lunetas. A expectativa é que o cometa alcance um brilho tão intenso quanto o famoso Hale-Bopp, que iluminou os céus em 1997.

Embora o C/2023 A3 ainda esteja próximo do Sol, dificultando sua observação a olho nu, astrônomos apontam que ele ficará cada vez mais visível até atingir seu brilho máximo em outubro. Nesse período, o cometa pode alcançar uma magnitude de 3,0 ou até 2,0 – quanto menor o número, mais brilhante o objeto no céu.

Como observar:

  • O cometa será visível a partir de 15 de setembro;
  • Melhor observá-lo no período da madrugada, antes do nascer do sol;
  • Direção: olhe para o leste;
  • Uso de binóculos ou lunetas é recomendado;
  • Para facilitar a localização do cometa no céu, aplicativos de astronomia como Star Walk 2 e Sky Tonight podem ser úteis.

Aproximação do cometa é perigosa?

A resposta é não, pois, apesar da proximidade, o cometa não representa uma ameaça de colisão com a Terra. No ponto mais próximo, o corpo celeste estará a aproximadamente 70,6 milhões de quilômetros de nosso planeta.

"Esta distância, embora vasta em termos humanos, é relativamente pequena em escalas astronômicas, permitindo uma observação potencialmente clara e detalhada do cometa. As previsões iniciais sugeriam que o cometa poderia brilhar intensamente no céu noturno, possivelmente até mesmo sendo visível ao pôr do sol", esclareceu o site Space Today.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade