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Como a Nestlé finalmente criou cápsula de café que não faz mal ao meio ambiente

Empresa lançou cafeteira e linha de cafés Dolce Gusto cujas cápsulas são biodegradáveis; produto chega primeiro ao Brasil em dezembro

11 nov 2022 - 14h10
(atualizado às 15h24)
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Cápsula da nova cafeteira Neo Dolce Gusto
Cápsula da nova cafeteira Neo Dolce Gusto
Foto: Márcio Padrão / Terra Byte

A Nestlé precisou repensar toda a sua linha de produção para finalmente chegar ao resultado desejado e lançar na quinta-feira (10) a Neo, sua cafeteira e linha de cafés Dolce Gusto cujas cápsulas são biodegradáveis. Foram cinco anos de pesquisa e desenvolvimento; segundo os executivos, a dificuldade de acertar em todos os processos justificou este tempo.

"O elemento da segurança do alimento podia ser frustrante, tendo em vista a qualidade e a degradação ao longo do tempo", explicou Petel Mul, líder de pesquisa da Nescafé Dolce Gusto, aos jornalistas brasileiros em visita ao centro de pesquisa e desenvolvimento da marca, em Vevey (Suíça). O Brasil foi o local escolhido para o lançamento mundial da Neo devido à importância do país no mercado mundial de café.

Como a empresa tem uma meta de emissões zero de poluentes até 2050, o novo produto tinha a sustentabilidade como uma prioridade, mas a Nestlé também não abriu mão de que os novos materiais afetassem as características do pó de café. "O melhor material para ser sustentável pode não ser o melhor para produzir a cápsula. Tivemos que achar uma linha fina de equilíbrio para a fabricação do produto", disse Julia Lauricella, diretora do centro de tecnologia da Nescafé.

Julia Lauricella, diretora do centro de pesquisa da Nescafé, mostra nova cafeteira Neo Dolce Gusto
Julia Lauricella, diretora do centro de pesquisa da Nescafé, mostra nova cafeteira Neo Dolce Gusto
Foto: Márcio Padrão / Terra Byte

A cápsula, em seu produto final, é feita de um grama de papel certificado pela FSC (Forest Stewardship Council) na parte externa e de baixo; a organização não governamental comprova, assim, que o material de fato se degrada de forma natural em até seis meses. Dentro, há um tipo de plástico biodegradável compostável que protege o café da oxidação. Ele é bastante fino, mais do que um fio de cabelo, segundo a Nestlé. Na "tampa" da cápsula, há um filme de celulose que também se decompõe sozinho. 

Tecnologicamente falando, a parte superior da cápsula guarda um segredo. É um código de pontos que identifica como o determinado tipo de café em seu interior será "compreendido" e devidamente preparado pela cafeteira (temperatura, bombeamento etc.). Esta, por sua vez, traz uma câmera em seu interior para ler esses pontos protegida por um cubo de plástico contra a umidade. A tecnologia permite que novos tipos de cafés Neo sejam lançados, fazendo apenas ajustes no código.

Ainda que o código traga diretrizes gerais da receita, o aplicativo Nescafé Dolce Gusto permite ao consumidor alguns graus de personalização pelo celular, como estar um pouco mais ou menos quente ou a quantidade de água desejada. A cafeteira pode ser conectada via Bluetooth ou wi-fi e também foi desenhada com 50% de plástico reciclado.

Detalhe superior da cápsula da nova cafeteira Neo Dolce Gusto mostra código de pontos para cafeteira "ler" e saber como preparar o café
Detalhe superior da cápsula da nova cafeteira Neo Dolce Gusto mostra código de pontos para cafeteira "ler" e saber como preparar o café
Foto: Márcio Padrão / Terra Byte

São seis opções da Linha Regular: Espresso Delicate, Espresso Dark, Lungo Dark, Ristretto Intense, Caseiro Delicate e Caseiro Dark; dois orgânicos: Lungo Cerrado Orgânico e Espresso Sul de Minas Orgânico; e dois da marca Starbucks: Americano House Blend e Espresso Roast.

Houve ainda um investimento para tornar a fábrica da Nestlé em Montes Claros (MG) a primeira apta a produzir a cápsula Dolce Gusto Neo. Segundo Tiago Buischi, diretor de marketing da Dolce Gusto no Brasil, uma equipe de dez pessoas foi capacitada para isso, e a previsão é de fabricar 240 milhões de cápsulas por ano. O lançamento será em 1° de dezembro, com a nova cafeteira custando R$ 899. Já o sachê com dez cápsulas será vendido por preços entre R$ 2,80 a R$ 3,20 a unidade (R$ 28,00 a R$32,00 no total).

O jornalista viajou a Vevey (Suíça) a convite da Nestlé

Fonte: Redação Byte
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