Como a tecnologia incrementou itens de decoração de Natal
Árvores de fibra ótica, bolas de decoração LED e projetores com videomapping são alguns exemplos de como a tecnologia transformou o Natal
Árvore, pisca-pisca, toalha de mesa vermelha. Esses itens costumam estar presentes na decoração do Natal da casa de boa parte dos brasileiros. No entanto, a tecnologia tem incrementado o visual natalino e dado inúmeras opções para “fazer diferente” na sua casa, dando asas à criatividade.
O famoso pisca-pisca, velho companheiro do Natal, agora pode ser sincronizado no ritmo da música que você quiser, por exemplo. Com sensores de som e uma placa eletrônica simples de programação, as lâmpadas LED são conectadas e a mágica acontece. Mas tudo isso pode ser comprado pronto. O sistema também reduz o consumo de energia, pois é mais econômico que as lâmpadas incandescentes.
Porém, os pisca-piscas podem ser vistos como trabalhosos para algumas pessoas, que não sabem bem a melhor forma de enrolá-los nos objetos. Uma boa alternativa é usar os projetores de pisca-piscas, que simulam o mesmo efeito alcançado com esses enfeites. Basta colocá-lo ligado em frente à superfície que você quer decorar.
Esses projetores também podem fazer “videomapping”, ou seja, uma técnica de projeção que transforma objetos irregulares em superfícies de exibição de imagens. Ou seja, às vezes aquela coluna na frente de uma casa pode se tornar um edifício ou um trenó natalino na projeção. Basicamente, o software mapeia o objeto bidimensional ou tridimensional e imita o ambiente ao redor.
Deve-se, porém, checar se os projetores possuem proteção IP65, que garante resistência à água para que eles não se estraguem com a chuva.
Outro item que ganhou uma nova roupagem foram as bolas da árvore de Natal. Agora, elas podem ter LEDs dentro delas, o que as deixa bem mais brilhantes e chamativas. Mesmo as bolas de cores mais foscas ganham um charme maior e iluminar mais ainda a casa com as luzes dentro.
Mais uma novidade dos últimos anos são as árvores com fibra ótica, capazes de mudar de cor a todo momento. Para além da tradicional cor verde, essa árvore soa mais “diferentona” e chama atenção, principalmente quando é unida a muitas luzes LED e outros enfeites.