Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bloquear celular roubado: IMEI, iPhone e Android

Celular roubado? Aprenda como bloquear por IMEI, usando apps para iPhone e Android. Proteja seus dados e evite problemas!

29 mar 2023 - 05h00
(atualizado em 28/10/2024 às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Para bloquear o celular com o código IMEI, basta entrar em contato com a operadora e informar o número. Se o celular possui dois chips, os códigos IMEI de cada chip devem ser repassados para as respectivas empresas de telefonia responsáveis por cada um. O bloqueio é realizado à distância e tudo pode ser feito por telefone, basta ligar para a operadora do chip que está no aparelho.
Saiba como proteger informações de celular roubado.
Saiba como proteger informações de celular roubado.
Foto: Clique Images via Unsplash

O smartphone é um aparelho fundamental para a vida de qualquer pessoa, já que carrega informações pessoais, aplicativos e arquivos diversos importantes para o dia a dia. Por isso, é importante saber como bloquear celular roubado, caso uma situação assim aconteça.

É possível realizar o bloqueio do aparelho de diferentes maneiras. Vale lembrar que se deve agir rapidamente, já que criminosos podem querer acessar aplicativos de banco ou aplicar golpes contra contatos salvos na agenda do celular, por exemplo, especialmente por meio de aplicativos como o Instagram e o WhatsApp.

O que fazer se o celular for roubado?

Manter a calma após uma situação de roubo ou furto e saber o que fazer rapidamente é necessário para que o bloqueio do celular possa ser bem-sucedido. Além disso, outras medidas são importantes em uma situação assim, como trocar as senhas de aplicativos e perfis em redes sociais e e-mails, além de avisar às pessoas próximas sobre o roubo assim que possível.

Após as trocas de senhas, é importante avisar a bancos ou empresas financeiras nas quais a vítima do roubo possui conta, além de verificar se houve movimentações bancárias suspeitas depois do roubo, como depósitos em contas de terceiros, uso de PIX, pagamentos online ou mesmo empréstimos em nome da vítima que perdeu ou teve o celular furtado. 

Posteriormente, deve-se registrar um boletim de ocorrência, para que eventuais prejuízos financeiros possam ser ressarcidos ou mesmo para o acionamento de seguros, se for o caso. É possível abrir um boletim de ocorrência online por meio da delegacia virtual de todos os estados em casos de roubo, perda ou furto de celular.

Tem como bloquear celular roubado?

Sim, é possível bloquear celular roubado. Uma das formas é informar o código IMEI do aparelho à operadora. Outras duas maneiras é acessar o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo”, disponível para aparelhos Android, ou o aplicativo “Buscar iPhone”, da Apple. Ambos os recursos oferecem funções para bloqueio ou mesmo limpeza de dados de um celular remotamente.

Como acessar o código IMEI?

O código IMEI (sigla para “International Mobile Equipment Identity”, ou Identidade Internacional do Dispositivo Móvel”), é um registro numérico que identifica cada celular de maneira individual, ou seja, equivale a uma identificação internacional que cada aparelho fabricado possui. 

O número do IMEI pode estar impresso na caixa do smartphone, próximo ao código de barras, ou na nota fiscal, sendo uma sequência de 15 dígitos. De maneira preventiva, também é recomendado obter o número IMEI por meio do próprio celular e salvar a sequência numérica em um local seguro, que possa ser acessado em caso de roubo ou furto de smartphone.

Para consultar o número IMEI, com o celular em mãos, é possível utilizar o passo a passo abaixo:

  1. No discador do celular, digite a sequência # 0 6 #;
  2. Depois, leia na tela o código IMEI, além do número de série do aparelho;
  3. Registre um print da tela ou escreva o código em um local seguro, no computador ou agenda.

O número IMEI também pode ser visto, em celulares Android, pelo menu de configurações, na opção “Sobre o Telefone”. Em aparelhos iOS, a informação está na tela de “Ajustes”, na opção “Sobre”.

Ambos os sistemas operacionais também informam o IMEI de celulares por meio dos sites abaixo, que podem ser acessados de computadores:

  • Aparelhos iOS, da Apple, exibem o número IMEI por meio do site appleid.apple.com; 
  • Aparelhos Android, do Google, mostram o código no site google.com/android/find.

Basta realizar o login nesses sites para acessar informações sobre o celular e obter o código IMEI, que serve para impedir que um celular acesse sinais 2G, 3G, 4G e 5G. As ligações e o envio de SMS também fica bloqueado.

Como bloquear celular roubado pelo código IMEI?

Para bloquear o celular com o código IMEI, basta entrar em contato com a operadora e informar o número. Se o celular possui dois chips, os códigos IMEI de cada chip devem ser repassados para as respectivas empresas de telefonia responsáveis por cada um.

O bloqueio é realizado à distância e tudo pode ser feito por telefone, basta ligar para a operadora do chip que está no aparelho. As principais operadoras e seus respectivos telefones são:

  • Vivo: 1058;
  • TIM: 1056;
  • Claro: 1052 ou 0800 72 36 626 em casos de clientes Combo Multi;
  • Algar: 1055;
  • Correios celular: 10543.

Vale lembrar que o bloqueio via IMEI não impede o celular de acessar a rede wi-fi, bem como não atrapalha o acesso a aplicativos ou galeria de imagens, ou arquivos diversos. Por isso, também é possível recorrer ao bloqueio por meio do sistema operacional.

Como bloquear um iPhone roubado? 

Quem tem iPhone pode bloquear ou mesmo limpar os dados do dispositivo de maneira remota, de acordo com as etapas a seguir:

  1. Entre no site do iCloud, em iCloud.com;
  2. Escolha o dispositivo que deseja bloquear na lista à esquerda, na opção “Todos os dispositivos”;
  3. Marque a opção “Marcar como perdido”;
  4. Siga as instruções da tela até confirmar o bloqueio do aparelho. No mesmo local, se for desejado, é possível apagar as informações do dispositivo.

Como bloquear celular Android roubado?

O bloqueio de celular Android também pode ser realizado de maneira online, a partir de um computador ou outro dispositivo que tenha acesso à internet. Siga as instruções abaixo:

  1. Digite no Google “Encontre meu dispositivo” ou acesse o site myaccount.google.com/find-your-phone;
  2. Faça login com sua conta Google, que também precisa ser a mesma do celular roubado ou furtado;
  3. Toque na opção “Proteger dispositivo”, assim o acesso ao aparelho será bloqueado;
  4. Siga as instruções do site para finalizar o bloqueio ou, se desejar, limpar remotamente os dados do smartphone.

Saiba mais sobre o universo da tecnologia e fique por dentro de dicas úteis sobre smartphones, games e muito mais. Navegue pelo site Terra Byte!

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade