Como compartilhar a sua agenda do Google com alguém
Veja neste tutorial como compartilhar a sua agenda com outras pessoas para organizar compromissos e eventos em conjunto
O Google Agenda permite compartilhar suas agendas com outros contatos para facilitar a organização de compromissos entre os participantes em conjunto. Dessa forma, é possível ter acesso ao calendário, saber quais eventos foram criados e responder aos convites.
Compartilhar a agenda também facilita a comunicação ao enviar e-mails de aviso sobre alterações de um evento. Isso evita que quem organizou o compromisso precise avisar a todos manualmente sobre mudanças, já que a própria plataforma emite esse comunicado.
No entanto, é importante ressaltar que o compartilhamento também inclui a opção de dar acesso total às funções administrativas da agenda. Nesse formato, a pessoa pode:
- Responder aos convites;
- Criar e editar eventos;
- Compartilhar a agenda com outras pessoas;
- Receber e-mails sobre alterações na agenda;
- Excluir a agenda.
Para compartilhar a agenda, uma pessoa pode solicitar permissão ou você pode enviar um convite por e-mail. Se a agenda for gerenciada em empresas ou escolas, o administrador da conta pode limitar ou desativar o compartilhamento para pessoas fora da organização.
Além disso, não é possível adicionar agendas de outros contatos na versão mobile do Google Agenda, mas apenas via navegador. Após adicionar as agendas no computador, você poderá acessá-las através do app.
Como compartilhar a agenda com outros contatos
- Abra o Google Agenda em seu PC e, no menu superior, clique no ícone de engrenagem e selecione a opção "Configurações";
- No menu lateral esquerdo, clique em cima do seu nome para ter acesso às ferramentas de compartilhamento;
- Procure pelos itens "Autorizações de acesso" ou "Compartilhar com pessoas especiais" e clique em "Gerar um link compartilhável" para as pessoas acessarem a agenda utilizando um link, ou clique em "Adicionar pessoas";
- Clicando em "Adicionar pessoas", preencha o e-mail da pessoa com quem você quer compartilhar sua agenda e clique em "Enviar".
Como solicitar permissão para ver outras agendas
- Abra o Google Agenda em seu PC e, na aba lateral esquerda, clique no ícone "+" no menu "Outras agendas";
- Com o menu de opções aberto, clique no item "Inscrever-se na agenda";
- Na seção "Adicionar agenda", digite o e-mail do contato cuja agenda você gostaria de acessar;
- Se a agenda que você estiver tentando acessar não for pública, você terá que pedir para acessá-la. Clique em "Solicite acesso" e espere o dono da agenda compartilhá-la com você;
- Assim que a agenda for compartilhada, você poderá acessá-la diretamente na aba inicial do Google Agenda no PC ou em seu celular.
Como encontrar horários disponíveis automaticamente
- Abra o Google Agenda em seu PC e crie um evento ou clique em cima de um existente. Com o menu aberto, clique no ícone de "Lápis" para editar o evento;
- No item "Convidados", insira o e-mail dos contatos que você gostaria de convidar para o evento que você organizou;
- Caso este contato tenha compartilhado a agenda dele com você, clique em "Horários sugeridos";
- O Google Agenda irá verificar quais horários os convidados do evento têm disponíveis em suas agendas. Selecione um deles e clique em "Salvar" no menu superior para finalizar as alterações.
Pronto! Agora você pode compartilhar e acessar a agenda de outros contatos e ainda pode encontrar horários que todos estejam disponíveis de forma automática com o Google Agenda. Aproveite para organizar seus compromissos e definir seu horário de trabalho na plataforma.
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