Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como denunciar fake news no WhatsApp?

Usuário ou grupo denunciado não recebe nenhuma notificação, segundo o WhatsApp

23 ago 2023 - 11h31
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Notícias falsas podem ser denunciadas pelo WhatsApp
REUTERS/Dado Ruvic
Notícias falsas podem ser denunciadas pelo WhatsApp REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

A disseminação de fake news nas redes sociais se tornou um problema amplamente discutido por autoridades em todo o mundo. A seriedade do tema fez com que as plataformas adotassem medidas para impedir a disseminação de notícias falsas. 

Empresários sob a investigação da Polícia Federal (PF) em torno da disseminação de conteúdos antidemocráticos e notícias falsas, compartilharam, em um grupo chamado 'Empresários & Política', mensagens atacando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e contra o sistema democrático, assinadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As mensagens foram obtidas com exclusividade pela coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.  

Ou seja, a disseminação de fake news pode ocorrer em diferentes plataformas, para públicos variados e em grandes proporções. Com isso, é importante estar atento para coibir esta prática. 

A plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp criou uma série de recomendações para impedir que notícias falsas se espalhem pelos grupos. 

A empresa ressalta que alguns sinais devem ser observados ao receber uma mensagem com teor que gere dúvidas. 

Por exemplo, as mensagens encaminhadas são sinalizadas com a etiqueta "Encaminhada", o que ajuda você a saber se a mensagem foi escrita por quem a enviou ou se ela originalmente veio de outra pessoa.

"Quando uma mensagem é encaminhada para cinco ou mais conversas a partir do remetente original, ela é identificada por um ícone de setas duplas e a etiqueta "Encaminhada muitas vezes" é exibida. Verifique os fatos quando você não tiver certeza de quem escreveu a mensagem original", diz o WhatsApp.

A empresa orienta ainda que se questione opiniões tendenciosas e parciais, verifique outras fontes e que o usuário se atente a mensagens estranhas.

Se for constatado que o conteúdo é falso, o usuário poderá fazer uma denúncia sem ser identificado. 

Como denunciar fake news no WhatsApp

Por utilizar criptografia de ponta a ponta como padrão, o WhatsApp não tem acesso ao conteúdo das mensagens trocadas entre usuários e não realiza moderação de conteúdo. Porém, o aplicativo "encoraja que as pessoas reportem condutas inapropriadas diretamente nas conversas, por meio da opção denunciar”.

O WhatsApp não disponibiliza a opção de denunciar por desinformação no próprio aplicativo, mas o usuário pode denunciar outro usuário (menu > mais > denunciar) ou uma mensagem específica.

"Para deixar de receber mensagens, chamadas e atualizações de status de determinados contatos no WhatsApp, você pode bloqueá-los. Você também pode denunciar conteúdos problemáticos", afirma a empresa em seu site oficial.

Também é possível enviar um e-mail para o suporte da plataforma, denunciando a mensagem inadequada:

  • Pressione e segure a mensagem até aparecer o menu;
  • Clique em ‘denunciar’;
  • Selecione se apenas deseja denunciar ou se quer também bloquear o usuário;
  • O usuário também pode enviar denúncias específicas para o e-mail support@whatsapp.com, detalhando o ocorrido com o máximo de informações possível e até anexando uma captura de tela. 

O que acontece quando você denuncia um contato no WhatsApp?

O WhatsApp recebe as últimas cinco mensagens que o usuário ou grupo denunciado enviou para você, e o usuário ou grupo denunciado não recebe nenhuma notificação, informa a plataforma.

"O WhatsApp recebe o ID do usuário ou do grupo denunciado, e informações sobre quando a mensagem foi enviada e sobre o tipo de mensagem (como imagem, vídeo ou texto). Se preferir, você pode pressionar e segurar uma mensagem para denunciar uma conta".

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade