Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como funciona inteligência artificial da Disney que rejuvenesce atores

Tecnologia com aprendizado de máquina pode substituir efeitos visuais que são caros nas produções cinematográficas

5 dez 2022 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários
Atores podem parecer mais jovens ou mais velhos com novo sistema automático da Disney
Atores podem parecer mais jovens ou mais velhos com novo sistema automático da Disney
Foto: DisneyResearch|Studios

Para facilitar o processo de envelhecer e rejuvenescer atores em filmes, a Disney parece estar dando adeus à maquiagem e efeitos especiais. Pesquisadores desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial para tornar pessoas mais jovens ou mais velhas com mais praticidade. A novidade foi compartilhada em um comunicado do Disney Research Studios, departamento de inovação da empresa.

O envelhecimento digital fotorrealista já era usado em fotos, agora a tecnologia em vídeo está se tornando cada vez mais comum no entretenimento e na publicidade. 

Esse tipo de pintura geralmente requeria trabalho manual quadro a quadro e pode levar dias para ser concluído, mesmo por artistas qualificados. Agora a Disney inovou com um método totalmente automático e pronto para reenvelhecer rostos em vídeo.

Sistema automático

A tecnologia consiste no U-Net, uma rede neural convolucional que foi desenvolvida para segmentação de imagens biomédicas no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Freiburg (Alemanha). 

Essa arquitetura pode ser amplamente pensada como uma rede codificadora seguida por outra rede decodificadora de pixels.

Segundo a companhia, o primeiro desafio foi coletar dados de treinamento longitudinais para aprender a envelhecer rostos por longos períodos de tempo — uma tarefa quase impossível de realizar em um grande número de pessoas reais. 

Com esses dados sintéticos, os pesquisadores usaram ferramentas de aprendizado de máquina e treinaram uma nova rede neural chamada FRAN (rede de reenvelhecimento facial, em português). 

O sistema pôde identificar quais partes do rosto necessitam ser alteradas pela idade, como a adição ou remoção de rugas e linhas de expressão e marcas faciais. Depois, com o processo de aprendizagem, os resultados do programa são sobrepostos em camadas sobre o rosto original da pessoa no vídeo.

Funcionamento da ferramenta

De acordo com os desenvolvedores, a ideia da tecnologia é manter o artista com aparência mais velha ou nova mesmo em movimento, ou mesmo quando a pessoa não está com o olhar fixado na câmera. 

Se você está pensando em como isso é possível em diferentes luzes das cenas de um filme, a Disney também respondeu: a tecnologia de aprendizagem se adequa às condições de iluminação, que mudam com o decorrer das filmagens.

Ainda assim, os pesquisadores observaram que o FRAN pode ser inadequado para alterações significativas. Por exemplo, a novidade tem dificuldade em trabalhar com idades muito jovens. Também tem problemas para acompanhar o envelhecimento do cabelo de um ator, pois este dado ainda não é considerado na tecnologia. 

"Acreditamos que essas limitações também representam oportunidades empolgantes para melhorias adicionais em trabalhos futuros", diz o artigo da equipe que criou a IA.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade