Como funciona nova bomba de gasolina antifraude
Lançamento da Dover Fueling Solutions evita prática de manipular o volume descrito no painel das bombas comuns
A empresa Dover Fueling Solutions anunciou o lançamento de uma tecnologia que pode mudar a forma de abastecer o carro: trata-se de bomba de combustível com medidor inteligente. Denominado Helix 5000, o protótipo foi instalado em um posto da Shell na cidade de São João do Meriti, Rio de Janeiro.
A novidade é que, diferente das outras, a bomba conta com um sistema antifraude - que pode trazer mais segurança aos motoristas. O dispositivo recebeu aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O equipamento instalado no RJ segue uma nova diretriz que determina que, a partir de 15 de março 2022, todas as bombas de combustíveis devem possuir assinatura digital.
Como funciona
Stelmo Carneiro, diretor-geral da Dover Fueling Solutions para a América Latina, explicou que "o objetivo do novo regulamento é garantir segurança para as bombas medidoras de combustíveis líquidos, com o intuito de prevenir fraudes e aumentar a confiabilidade das medições".
- A nova bomba possui tecnologia de criptografia para eliminar a fuga de dados registrados pela máquina;
- O equipamento evita o golpe chamado de “bomba baixa”; prática de manipular o volume descrito no painel, fazendo com que menos combustível que o indicado entre no tanque do veículo;
- Uma comunicação via bluetooth fica disponível para que o consumidor consia verificar o abastecimento;
- Fiscais podem obter o histórico de manutenções e intervenções efetuadas no equipamento.
Tecnologia
De acordo com a Brasil Postos, até o momento, a Dover Fueling Solutions é a primeira e única fabricante de bombas em conformidade com as exigências do Inmetro.
A empresa possui outras duas linhas prontas para o regulamento:
- A linha Global 3G, composta pela Global Century e Globar Vistaa
- E a linha Helix, composta pela Helix 1000 e Helix 4000;
- Além do modelo Helix 5000, que foi instalado no Rio de Janeiro, primeiro em operação no mercado brasileiro.