Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como funciona tela de anúncios em ponto de ônibus que ajuda mulheres à noite

Caso a mulher se sinta insegura, ela pode tocar em tela e será conectada por chamada de vídeo com uma profissional da empresa

4 jul 2023 - 13h14
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Projeto mapeia pontos de ônibus mais movimentados das cidades para ação inédita
Projeto mapeia pontos de ônibus mais movimentados das cidades para ação inédita
Foto: Divulgação/Eletromidia

"As noites para as mulheres podem ser difíceis", relata o início da campanha feito pela Eletromidia, que visa utilizar a tecnologia para ajudar mulheres que ficam sozinhas em pontos de ônibus durante a noite. 

O que parece ser mais um banner de publicidade digital, é, na verdade, um equipamento com câmera noturna, microfone e conexão com a internet. O projeto "Guarded Bus Stop" detecta, por meio de um sensor, quando há somente uma pessoa no ponto. 

Caso a mulher se sinta insegura, ela pode tocar na tela e será imediatamente conectada por chamada de vídeo com uma profissional da empresa. 

"A detecção é realizada por meio de um sensor que monitora o fluxo de pessoas paradas e identifica quando alguém está sozinho. Após isso, uma vinheta na tela informa que o serviço de acompanhamento por videochamada está disponível para a pessoa acessar e ter companhia até seu ônibus chegar", disse a Eletromidia ao Byte.

O experimento ficou em um funcionamento por uma semana em cinco abrigos de ônibus em Campinas. Foram realizadas em média 150 chamadas por noite.

A ação inédita foi divulgada em um vídeo que mostra o projeto-piloto em operação na cidade de Campinas, em abril deste ano. O vídeo, elaborado pela agência AlmapBBDO, rendeu um Leão de Ouro na categoria Media Lions, no festival de Cannes, em junho.

De acordo com a Eletromidia, atualmente algumas marcas interessadas em fazer parte do projeto estão procurando os idealizadores para expandir a atuação em até 100 pontos pelas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

"O Guarded Bus Stop é mais uma iniciativa onde reforçamos a nossa missão de transformar a vida das pessoas. A ideia da ação é oferecer uma companhia e minimizar a sensação de vulnerabilidade de pessoas que estão sozinhas em pontos de ônibus por meio de uma chamada de vídeo", disse a empresa.

O Byte entrou em contato com a prefeitura de Campinas para verificar a possibilidade de implementação do projeto na cidade, de forma definitiva, e o órgão informou que "está buscando conversar com a empresa Eletromidia para tentar viabilizar o projeto". 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade