Como funcionam óculos de "câmera lenta" do goleiro da Suíça
Óculos conta com lentes LCD que piscam em alta velocidade; Produto promete ajudar cérebro a melhorar reflexo e habilidades motoras
O Brasil terá um desafio especial em seu jogo contra a Suíça nesta segunda-feira (28). Tanto o goleiro titular Yann Sommer como o reserva Gregor Kobel da seleção europeia tiveram um treino especial para a Copa do Mundo que contava com óculos de visão de câmera lenta, um novo produto que promete ampliar reflexos e, consequentemente, defesas mais eficientes.
Desenvolvido pela Visionup, o acessório é utilizado por atletas para ajudar a melhorar a integração entre visão, reflexo e atividades motoras. O aparelho conta com um sistema de baterias e lentes que, na verdade, são painéis LCD que podem ficar transparentes ou escurecer.
O óculos fica “piscando” as imagens rapidamente, dando a impressão de que os objetos estão se movimentando em menor velocidade. Segundo a fabricante, o produto estimula o cérebro melhorando a visão, coordenação entre mãos e olhos e a percepção de profundidade – atributos muito úteis a um goleiro.
O acessório também é utilizado para fins terapêuticos em crianças e idosos. Nos pequenos, uma condição chamada ambliopia impede o desenvolvimento correto dos olhos, o que pode ser ajudado pelos óculos. Os idosos também se beneficiam com os estímulos à visão, habilidade que diminui com o envelhecimento. O aparelho é contraindicado para pessoas com catarata ou astigmatismo.
A Suíça treina com os óculos -- que custam cerca de R$ 2,3 mil -- desde 2013. Em seu jogo de estreia na Copa, o país venceu a seleção de Camarões por 1 a 0. Veja os melhores momentos da partida, incluindo algumas defesas do goleiro suíço:
Os jogos da Copa podem ser acompanhados gratuitamente pela televisão, na Globo, e pela internet, por meio dos serviços de streaming Globoplay e Fifa+, além dos canais do Youtube e Twitch do streamer Casimiro.