Como inteligência artificial cria cenas por trás de álbuns famosos?
Inteligência artificial generativa recriou "extensão" de capas de grandes álbuns de música
Imagens que carregam uma extensão de cenas retratadas em grandes álbuns de música viralizaram na internet. Criadas por inteligência artificial, as obras contemplam discos de Michael Jackson a João Gilberto.
Mas como, afinal, a IA faz isso? O artista por trás de algumas obras populares é o dono do perfil @dobrokotov. Ele conta que usou o Generative Fill, nova função do Photoshop, para produzir as imagens.
O programa usa a tecnologia Adobe Firefly para gerar imagens do zero a partir de comandos de texto e editar conteúdo com apenas alguns clique do mouse.
Assim é possível adicionar objetos novos, gerar planos de fundo e ampliar cenários, por exemplo, tudo por meio de comandos de texto, como no ChatGPT. A diferença é que, agora, a máquina nos devolve imagens a partir da instrução da pessoa.
Segundo seus desenvolvedores, o recurso "combina automaticamente perspectiva, iluminação e estilo de imagens" para que o usuário "alcance resultados surpreendentes reduzindo as tarefas entediantes". Um exemplo divulgado pela companhia mostra o programa em ação:
Veja "cenas" de capas famosas criadas por inteligência artificial
— Dobrokotov (@dobrokotov) May 27, 2023
— Dobrokotov (@dobrokotov) May 27, 2023
Também circulam na internet criações similares com grandes álbuns brasileiros. Esta expansão de "Verde Que Te Quero Rosa", de Cartola, foi publicada por @JefinhoMenes.
Cartola, Verde Que Te Quero Rosa pic.twitter.com/gqQiV1RXCB
— Jéferfon Menezes - jefinhomenes no blue sky (@JefinhoMenes) May 29, 2023
O tuíte mais curtido e retuitado na mesma conta, é com 'Chega de Saudade' de João Gilberto.
Álbuns brasileiros além do limite da foto, gerado por IA:
Chega de Saudade, João Gilberto pic.twitter.com/s7VGzii3gD
— Jéferfon Menezes - jefinhomenes no blue sky (@JefinhoMenes) May 29, 2023