Como Messi: genética explica homens de barba ruiva e cabelos escuros
Explicação para diferença de cores de cabelo e barba são os tipos de melanina diferentes produzidos no corpo humano
Você pode já ter visto fotos do craque argentino Lionel Messi exibindo seu cabelo escuro e sua barba ruiva na Copa do Catar. Mas qual seria a explicação para as cores diferentes? Bem, a ciência explica: o segredo está no gene MC1R.
O gene MC1R é uma estrutura do cromossomo 16 formada por moléculas proteicas e de DNA. A principal função desse gene é produzir a proteína melanocortina 1, que converte o tipo de melanina responsável por tons avermelhados (a feomelanina) na responsável pelos tons pretos (a eumelanina).
De acordo com Petra Haak-Bloem, especialista do centro holandês de genética Erfocentrum à revista Vice, quando a pessoa herda duas versões mutantes do gene MC1R — uma de cada genitor —, menos feomelanina é convertida em eumelanina. Isso permite que a barba fique mais avermelhada.
É importante lembrar que a barba e o cabelo são determinados de forma diferente. A cor do cabelo é determinada geneticamente por "traços hereditários dominantes incompletos", o que significa que não há apenas um gene dominando a cor aqui, mas vários.
Quando é herdada somente uma mutação do gene MC1R, a barba ruiva pode aparecer em um homem com cabelo escuro, como é o caso de Messi. A diferença de cor se dá porque o mesmo gene se comporta de maneiras diferentes em partes do corpo distintas.
"Isso quase certamente será devido à expressão diferencial do MC1R nos folículos da barba em relação ao cabelo do couro cabeludo, resultando na produção de uma mistura diferente de eumelanina marrom escura e feomelanina avermelhada", afirmou Nina Jablonski, professora de antropologia da Universidade Penn State (EUA).