Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como Messi: genética explica homens de barba ruiva e cabelos escuros

Explicação para diferença de cores de cabelo e barba são os tipos de melanina diferentes produzidos no corpo humano

5 dez 2022 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários
Barba ruiva de Messi pode ser causada por menor concentração de eumelanina (que deixa fios mais escuros)
Barba ruiva de Messi pode ser causada por menor concentração de eumelanina (que deixa fios mais escuros)
Foto: Lance!

Você pode já ter visto fotos do craque argentino Lionel Messi exibindo seu cabelo escuro e sua barba ruiva na Copa do Catar. Mas qual seria a explicação para as cores diferentes? Bem, a ciência explica: o segredo está no gene MC1R.

O gene MC1R é uma estrutura do cromossomo 16 formada por moléculas proteicas e de DNA. A principal função desse gene é produzir a proteína melanocortina 1, que converte o tipo de melanina responsável por tons avermelhados (a feomelanina) na responsável pelos tons pretos (a eumelanina). 

De acordo com Petra Haak-Bloem, especialista do centro holandês de genética Erfocentrum à revista Vice, quando a pessoa herda duas versões mutantes do gene MC1R — uma de cada genitor —, menos feomelanina é convertida em eumelanina. Isso permite que a barba fique mais avermelhada.

Lionel Messi tem nove gols em Copas do Mundo (FRANCK FIFE / AFP)
Lionel Messi tem nove gols em Copas do Mundo (FRANCK FIFE / AFP)
Foto: Lance!

É importante lembrar que a barba e o cabelo são determinados de forma diferente. A cor do cabelo é determinada geneticamente por "traços hereditários dominantes incompletos", o que significa que não há apenas um gene dominando a cor aqui, mas vários. 

Quando é herdada somente uma mutação do gene MC1R, a barba ruiva pode aparecer em um homem com cabelo escuro, como é o caso de Messi. A diferença de cor se dá porque o mesmo gene se comporta de maneiras diferentes em partes do corpo distintas. 

"Isso quase certamente será devido à expressão diferencial do MC1R nos folículos da barba em relação ao cabelo do couro cabeludo, resultando na produção de uma mistura diferente de eumelanina marrom escura e feomelanina avermelhada", afirmou Nina Jablonski, professora de antropologia da Universidade Penn State (EUA).

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade