Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como nova modalidade da Uber cobra mais para oferecer corrida antes

Nova modalidade de corrida permite ao usuário "furar a fila" de espera e ser buscado mais rapidamente

22 nov 2022 - 19h11
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Exibir comentários
A Uber não afirmou quanto mais caro será o Prioridade em relação ao UberX, mas teste de Byte mostrou valor 13,4% mais caro
A Uber não afirmou quanto mais caro será o Prioridade em relação ao UberX, mas teste de Byte mostrou valor 13,4% mais caro
Foto: Uber

A Uber lançou sua mais nova categoria de viagens, a Uber Prioridade, na última semana (14), em São Paulo e no Rio de Janeiro. E não, ela não é destinada a pessoas com deficiência ou que necessitam de algum auxílio específico. Na verdade, as corridas nessa faixa serão priorizadas na “fila de espera”, ou seja: os carros chegarão mais rápido. Em contrapartida, os preços também serão maiores. 

Por enquanto, o recurso está disponível apenas em algumas cidades. Desde o ano passado, a modalidade já estava nas cidades de Campinas, Curitiba, Belém, São Luis, Santos, João Pessoa, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Recife, Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza. Agora São Paulo e Rio de Janeiro também entraram nessa lista. 

A categoria mais barata da Uber hoje, a UberX, de carros comuns, será mantida, assim como o Uber Comfort e o Uber Black. O preço maior levará maiores lucros ao motorista e o incentivará a levar o passageiro do “Prioridade” antes dos outros.

Isso pode ser preocupante, pois tende a ocasionar um esvaziamento da categoria do UberX, já que os motoristas podem ficar esperando os pedidos dos passageiros “prioritários”. 

Atualmente, a empresa já vem sendo alvo de críticas pelas altas taxas de cancelamentos e alto tempo de espera para aceitação das viagens por parte dos motoristas. A criação da novidade, portanto, tenta agilizar os embarques.

A disponibilidade do serviço também será dinâmica, ou seja, ele só poderá ser usado em localidades onde a demanda estiver alta
A disponibilidade do serviço também será dinâmica, ou seja, ele só poderá ser usado em localidades onde a demanda estiver alta
Foto: Uber

Mais caro, nem sempre disponível e com preços dinâmicos

O serviço será mais caro que o do UberX, mas a empresa não informa a diferença. Um teste de Byte do Masp para o Aeroporto de Congonhas deu uma diferença de preços de 13,4%, por exemplo. Serão valores dinâmicos, ou seja, mudarão de acordo com a oferta e a demanda de carros — o que já acontece na categoria mais básica do aplicativo hoje em dia. 

A disponibilidade dos carros também será dinâmica, ou seja, ele só poderá ser usado em localidades onde a demanda estiver alta. A empresa não recomenda, porém, que o motorista acelere para levar o passageiro mais rápido – a ideia é levá-lo antes de outros na fila, respeitando todas as leis de trânsito e dirigindo com segurança.

Para usar a modalidade, é muito simples: basta abrir o app do Uber, selecionar “Para onde?”, inserir o endereço e selecionar a opção “Prioridade”. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade