Como o smartphone virou o principal personagem no mercado de jogos digitais?
Por Guilherme Camargo.
A evolução do jogador de jogos digitais é marcada por uma série de mudanças, desde a forma como os jogos são desenvolvidos até a maneira como são consumidos. No passado, os games eram vistos como uma atividade marginal, voltada principalmente para o público masculino.
O perfil de quem consome jogos digitais mudou na última década. O mercado de games, antes consolidado em plataformas como computador e videogame, viu essa hegemonia acabar com o surgimento do smartphone. O aparelho trouxe jogos mais acessíveis para um público mais amplo, incluindo pessoas que não eram fãs de jogos tradicionais.
O smartphone literalmente mudou o jogo. Ele atraiu um novo público casual, abrangendo homens e mulheres de todas as idades que buscavam um momento de entretenimento menos imersivo. Outro fator que facilitou a aceitação do smartphone foi o modelo de negócio que se desenvolveu com essa nova plataforma.
Os jogos para celular tornaram os games mais acessíveis ao público.
Se no passado a briga era pelos melhores gráficos, performance competitiva e preços de aquisição do hardware, o smartphone trouxe uma nova realidade. O modelo freemium, que permite jogar gratuitamente com a opção de fazer compras dentro do jogo, se consolidou.
Do ponto de vista do consumidor, o freemium foi um sucesso. Ele transformou o consumo de jogos em um hábito presente em mais de 70% dos brasileiros. Do ponto de vista da indústria, o modelo trouxe inovação, novos tipos e formatos de monetização e uma mudança radical: a plataforma mais popular e a mais preferida pelo consumidor não foi pensada exclusivamente para o perfil gamer.
A evolução do jogador de jogos digitais é uma revolução que ocorreu e se intensificou na última década. O smartphone mudou o perfil do jogador, o modelo de negócio e a plataforma mais popular. O futuro do mercado de games é promissor, com uma base de fãs cada vez mais diversa e exigente.
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Guilherme Camargo, fundador da SX Group, grupo consiste em 6 empresas de marketing, gamificação, games (tem a pesquisa de games referência no mercado brasileiro) e diversidade (tem a pesquisa de diversidade referência no Brasil).
A evolução do jogador de jogos digitais é marcada por uma série de mudanças, desde a forma como os jogos são desenvolvidos até a maneira como são consumidos. No passado, os jogos eram vistos como uma atividade marginal, voltada principalmente para o público masculino. No entanto, nos últimos anos, os jogos se tornaram uma forma de entretenimento popular, com uma base de fãs cada vez mais diversa.
O perfil de quem consome jogos digitais mudou na última década. O mercado de games, antes consolidado em plataformas como computador e videogame, viu essa hegemonia acabar com o surgimento do smartphone. O aparelho trouxe jogos mais acessíveis para um público mais amplo, incluindo pessoas que não eram fãs de jogos tradicionais.
O smartphone literalmente mudou o jogo. Ele atraiu um novo público casual, abrangendo homens e mulheres de todas as idades que buscavam um momento de entretenimento menos imersivo. Outro fator que facilitou a aceitação do smartphone foi o modelo de negócio que se desenvolveu com essa nova plataforma.
Se no passado a briga era pelos melhores gráficos, performance competitiva e preços de aquisição do hardware, o smartphone trouxe uma nova realidade. O modelo freemium, que permite jogar gratuitamente com a opção de fazer compras dentro do jogo, se consolidou.
Do ponto de vista do consumidor, o freemium foi um sucesso. Ele transformou o consumo de jogos em um hábito presente em mais de 70% dos brasileiros. Do ponto de vista da indústria, o modelo trouxe inovação, novos tipos e formatos de monetização e uma mudança radical: a plataforma mais popular e a mais preferida pelo consumidor não foi pensada exclusivamente para o perfil gamer.
A evolução do jogador de jogos digitais é uma revolução que ocorreu e se intensificou na última década. O smartphone mudou o perfil do jogador, o modelo de negócio e a plataforma mais popular. O futuro do mercado de games é promissor, com uma base de fãs cada vez mais diversa e exigente.
Guilherme Camargo, fundador da SX Group, grupo consiste em 6 empresas de marketing, gamificação, games (tem a pesquisa de games referência no mercado brasileiro) e diversidade (tem a pesquisa de diversidade referência no Brasil).