PUBLICIDADE

Como Oppenheimer: relembre invenções que fizeram inventores se arrepender

Além da bomba atômica de Oppenheimer, invenções como a dinamite, o spray de pimenta e o rifle AK-47 também decepcionaram seus criadores

21 jul 2023 - 10h37
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Cientista tido como "pai" da bomba atômica tem história contada em nova produção
Cientista tido como "pai" da bomba atômica tem história contada em nova produção
Foto: Divulgação/Universal

Oppenheimer, megaprodução que estreou no cinema nesta quinta-feira (20), conta a história do surgimento da bomba atômica. O cientista J. Robert Oppenheimer ficou conhecido como o “pai” da invenção, mas, depois acabou se tornando ativista contra o uso da arma.

Oppenheimer disse que não tem remorso de ter criado a bomba atômica, mas que ficou triste ao ver sua invenção sendo usada para propósitos egoístas. 

Assim como Oppenheimer, outras invenções também tiveram seus objetivos iniciais deturpados. E, muitas vezes, causaram arrependimento nos criadores. Veja alguns exemplos: 

Alfred Nobel

O químico, engenheiro e inventor que deu nome ao Prêmio Nobel foi o criador da dinamite. Mas, seu objetivo inicial era desenvolver um explosivo mais seguro, e pensou na dinamite como uma alternativa à nitroglicerina.

Nobel acreditava que sua invenção ajudaria o mundo a não ter mais guerras. 

“Minha dinamite levará à paz mais cedo do que mil convenções mundiais. Assim que os homens descobriram que em um instante, exércitos inteiros podem ser completamente destruídos, certamente irão cumprir a paz desejada”, disse o químico sueco. 

Mikhail Kalashinikov

O engenheiro e general russo Mikhail Kalashinikov é o criador do famoso rifle AK-47, que foi usado pelo exército russo na Segunda Guerra Mundial. 

A arma foi projetada para ser um simples rifle automático, mas se tornou uma das maiores armas da história, sendo responsável por mais mortes que qualquer outra já inventado. 

Apesar do sentir tristeza com a distribuição descontrolada das armas, ele se orgulhou de suas invenções e sua reputação de confiabilidade, enfatizando que seu fuzil é "uma arma de defesa" e "não uma arma para ofensa”.

Mikhail Kalashnikov também projetou outras armas além do AK-47, como a metralhadora RPK. 

Kamran Loghman 

Kamran Loghman é o criador do famoso spray de pimenta. Ele trabalhou para o FBI na década de 1980 e ajudou a transformar a pimenta em uma arma. Hoje, o equipamento é usado por policiais em todo o mundo. 

Após um incidente na Universidade da Califórnia, em 2011, o criador disse em entrevista ao jornal New York Times que “nunca viu um uso tão inadequado e impróprio de agentes químicos”.

Na ocasião, agentes despejaram spray em jovens que faziam uma manifestação pacífica. O ato rendeu decisões judiciais que proibiram completamente o uso do spray de pimenta em situações que não apresentassem risco. 

Robert Propst 

Conhece o cubículo de escritório? O conceito foi criado por Robert Prost com o objetivo de ser o escritório do futuro, trazendo mais fluidez e interação nos ambientes de trabalhos mais densos. 

O projeto dos cubículos ficou conhecido como Action Office, e logo as empresas aderiram à inovação, principalmente por ser uma ideia barata. 

Porém, aos poucos a ideia de fluidez se transformou no que o nome realmente propõe: cubículos! E como o próprio autor citou, se tornaram espaços parecidos com “caixas como labirintos de ratos”. 

O autor da criação descreveu os escritórios cubículos como uma “insanidade monolítica”. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade