Como saber se meu celular é compatível com 5G 'puro'
Anatel garante que 67 modelos de celulares estão habilitados para usar o 5G no Brasil; veja lista
O 5G começa a funcionar na cidade de São Paulo a partir desta quinta-feira (4). Com a chegada da rede móvel de alta velocidade, a capital paulistana será a quinta cidade do Brasil a receber o serviço, após Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Por ser uma tecnologia nova, é comum as pessoas terem dúvidas sobre a compatibilidade dos seus smartphones com a nova conexão.
Apesar de chegar a São Paulo, inicialmente o 5G ficará disponível em apenas alguns pontos da cidade. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), haverá 892 antenas espalhadas pelo território. A maior parte delas vai estar localizada na região central, entre as marginais Tietê e Pinheiros, onde há mais prédios empresariais, zonas comerciais e bairros de alto padrão de vida.
No Brasil, o 5G funcionará na frequência de 3,5 GHz. Isso significa que os celulares compatíveis com a tecnologia poderão aproveitar o “5G puro” — ou seja, com a maior velocidade possível. Até então, os moradores de São Paulo já estavam usando o 5G DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês) ou NSA (non-standalone, ou "5G não puro"), que funcionava na mesma frequência de 2,3 GHz que o 4G. Porém, isso limitava a qualidade da conexão. Entenda a diferença no vídeo abaixo:
Para saber o seu smartphone é compatível com o 5G, é preciso checar apenas duas coisas: o modelo do celular e o suporte oferecido pela operadora. Você também pode visitar o site da fabricante do aparelho para ver as especificações do modelo. Lá, é possível encontrar a informação de compatibilidade, com as bandas de 5G nas quais ele opera.
Celulares compatíveis com 5G
Atualmente, a Anatel garante que o 5G funciona em 67 smartphones de dez fabricantes diferentes. Essa lista pode mudar conforme as empresas lançam novos aparelhos capazes de acessar a conexão. Confira, a seguir, a lista de celulares compatíveis com o 5G do Brasil:
Apple
- iPhone 12;
- iPhone 12 Mini;
- iPhone 12 Pro;
- iPhone 12 Pro Max;
- iPhone 13;
- iPhone 13 Mini;
- iPhone 13 Pro;
- iPhone 13 Pro Max;
- iPhone SE 2022.
Samsung
- Galaxy A73 5G;
- Galaxy A52 5G;
- Galaxy A52s 5G;
- Galaxy A53 5G;
- Galaxy A32 5G;
- Galaxy A33 5G;
- Galaxy A22 5G;
- Galaxy M52 5G;
- Galaxy M53 5G;
- Galaxy M23 5G;
- Galaxy Note 20 5G;
- Galaxy Note 20 Ultra 5G;
- Galaxy S20 FE 5G;
- Galaxy S21 FE 5G;
- Galaxy S21 5G;
- Galaxy S21+ 5G;
- Galaxy S21 Ultra 5G;
- Galaxy S22, 5G;
- Galaxy S22+ 5G;
- Galaxy S22 Ultra 5G;
- Galaxy Z Flip 3 5G;
- Galaxy Z Fold 2 5G;
- Galaxy Z Fold 3 5G.
Motorola
- Moto G50 5G;
- Moto G71;
- Moto G100 5G;
- Moto G200 5G;
- Moto G 5G;
- Moto G 5G Plus;
- Motorola Edge 20 Lite;
- Motorola Edge 20;
- Motorola Edge 20 Pro.
Xiaomi
- Mi 10T;
- Mi 10T Pro;
- Mi 11;
- Redmi Note 10 5G;
- Redmi Note 11 Pro 5G.
Realme
- Realme GT Master;
- Realme GT 2 Pro;
- Realme 9 Pro+.
Asus
- Zenfone 7;
- Zenfone 8;
- Zenfone 8 Flip.
Poco
- POCO F3;
- POCO M3 Pro;
- POCO X4 Pro 5G.
Lenovo
- Legion Phone Duel
TCL
- TCL 20 Pro 5G
Nokia
- Nokia G50
Infinix
- Infinix Zero 5G
É preciso trocar chip ou plano para usar 5G?
Dependendo da operadora, é necessário adquirir um chip específico para usar o 5G puro em São Paulo, assim como em outras partes do Brasil. Veja, logo abaixo, as regras para cada prestadora de serviço.
Vivo
A Vivo é a única operadora brasileira que exige troca de chip para usar o 5G. O site conta com uma sessão de perguntas e respostas sobre a tecnologia.
Claro
A Claro não exige troca de plano ou compra de chip para usar o 5G não puro. Basta ter um celular compatível com a tecnologia que a conexão irá acontecer de maneira automática. Mas, para usar o 5G puro, será necessário adquirir um chip novo.
TIM
A TIM não exige troca de plano ou compra de chip para usar o 5G. Assim como a Claro, é só ter um celular compatível com a frequência que tudo deve funcionar sem problemas. Mas o 5G puro será exclusivo dos planos pós-pago TIM Black ou TIM Black Família, por enquanto.
Celular comprado no exterior funciona no 5G do Brasil?
Se você tiver comprado um celular fora do Brasil, ele funcionará no 5G nacional sem problemas. Isso acontece porque os aparelhos usam frequências padronizadas mesmo em diferentes regiões do mundo.
Quando o 5G chega a todo o Brasil?
Segundo o edital o leilão do 5G, realizado no final de 2021, as empresas que arremataram as frequências de internet devem oferecer a versão pura da quinta geração móvel em todas as capitais brasileiras até o fim de setembro.