Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como saber se meu celular está sendo rastreado [+códigos]

Conheça os sinais que seu celular dá quando está sendo rastreado e os códigos que pode usar para identificar as anormalidades nas ligações

24 jul 2023 - 05h00
(atualizado em 29/8/2024 às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Diferentes táticas de golpistas para rastrear celulares e capturar informações pessoais.
Rastreamento de celular é possível por meio de malwares que invadem o aparelho e capturam as informações das vítimas
Rastreamento de celular é possível por meio de malwares que invadem o aparelho e capturam as informações das vítimas
Foto: Reprodução / Freepik

Diferentes táticas são utilizadas por golpistas para conseguir informações pessoais, dados bancários e senhas dos nossos aparelhos.

Uma prática comum é o rastreamento de celulares, por meio de malwares que invadem o aparelho e capturam as informações das vítimas.

Mas é possível saber se o celular está sendo rastreado? A resposta é sim, e você mesmo pode identificar alguns pontos que sugerem a prática.

O primeiro passo é desconfiar sempre de comportamentos estranhos do dispositivo, como telas de erro e apps que abrem sozinho. Se isso ocorrer, fique atento e investigue outros sinais que sugerem a invasão.

Vale também aprender como rastrear um celular Samsung Galaxycomo rastrear um iPhonecomo localizar uma pessoa pelo número do celular, como rastrear celular roubado e como saber se um celular é roubado. Afinal, são formas em que o rastreamento do celular podem funcionar de forma positiva, a favor do dono do aparelho, principalmente em casos de perda e furto.

Observe se o seu celular está se comportando de maneira estranha, como desligando ou reiniciando sozinho
Observe se o seu celular está se comportando de maneira estranha, como desligando ou reiniciando sozinho
Foto: Daria Nepriakhina 🇺🇦 / Unsplash

Como saber se meu celular está sendo rastreado? Conheça os sinais que indicam isso e os códigos para identificar o rastreamento

Para facilitar, o Byte selecionou uma lista de possíveis “sinais” de um aparelho de celular rastreado. Ao perceber qualquer comportamento estranho, vale a pena investigar e evitar dores de cabeça.

Comportamento incomum do dispositivo

Observe se o seu celular está se comportando de maneira estranha, como desligando ou reiniciando sozinho ou mostrando lentidão excessiva. Se do nada o celular começa a apresentar problemas, pode ser indício de que esteja monitorado. Uma tela azul ou vermelha piscando também pode sinalizar rastreamento.

Verifique os aplicativos instalados

Analise a lista de aplicativos instalados em seu celular. Procure nas configurações do aparelho por qualquer aplicativo desconhecido ou suspeito que possa ter sido instalado sem o seu conhecimento. 

Dados de consumo e cobranças

Monitore o consumo de dados e as cobranças na conta de celular. Se perceber um aumento repentino no uso de dados, isso pode indicar a presença de algum aplicativo ou processo em segundo plano consumindo recursos do seu dispositivo. A Internet é utilizada para compartilhar informações.

Verifique as configurações de segurança

Revise as configurações de segurança do seu celular. Verifique se o "Modo de desenvolvedor" está desativado, pois esse modo pode permitir a instalação de aplicativos maliciosos sem aviso prévio. Além disso, certifique-se de que a opção "Fontes desconhecidas" esteja desativada para evitar a instalação de aplicativos de origem duvidosa.

Verifique a duração da bateria

Se você mantém o tipo de uso do celular, mas a duração da bateria começa a ficar menor, pode ser que o telefone tenha sido hackeado. Aplicativos de rastreamento podem consumir mais energia do que o normal, afetando o tempo de uso do seu dispositivo.

Superaquecimento

Aplicativos de espionagem rastreiam a localização de um dispositivo em tempo real, por meio do GPS, e isso pode causar superaquecimento do celular.

Reiniciar sozinho

Quando o aparelho começar a reiniciar sem qualquer motivo ou comando, ou mesmo se ficar preso em um loop de reinicialização, isso pode indicar o monitoramento do celular, seja Android ou iPhone.

Ruído de fundo

Ao perceber um leve ruído ou eco de fundo, fique atento, pois alguns aplicativos gravam as chamadas feitas no telefone.

Envio ou recebimento de mensagens desconhecidas

Ransomwares (programas que sequestram dados das vítimas e só devolvem após pagamento de resgate) conseguem enviar mensagens de texto aos contatos da pessoa afetada. Eles acessam a lista de contatos do telefone invadido e enviam mensagens por SMS ou WhatsApp.

Quais são os códigos para saber se o telefone está grampeado?

Conhecendo os sinais, o dono do celular pode agir mais rapidamente para evitar estragos. Alguns códigos ajudam identificar anormalidades nas ligações e desvios:

*#21#

O código *#21# permite verificar se as chamadas são encaminhadas para algum número específico. 

*#62#

O código *#62# verifica se as chamadas estão sendo encaminhadas quando você está fora de cobertura ou quando o seu celular está desligado. 

##002#

O código ##002# cancela todos os encaminhamentos de chamadas. 

*#06#

O código *#06# exibe o número de identificação único do seu celular, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity). O dado é usado para identificar um telefone celular.

Há ferramentas para que usuários consigam saber, pelo número de IMEI do celular, se estão sendo rastreados
Há ferramentas para que usuários consigam saber, pelo número de IMEI do celular, se estão sendo rastreados
Foto: Willfried Wende / Pixabay

Dicas e ações para afastar os riscos

Existem alguns recursos que auxiliam a compreender e identificar se o celular está rastreado.

Veja nas configurações

Para detectar um software malicioso, verifique no menu Ajustes (iPhone) ou Configurações (Android) se você reconhece todos os aplicativos que aparecem. Também é importante avaliar quais apps têm permissão para acessar microfone, câmera, fotos e serviço de localização. Se encontrar aplicativos que não tenha baixado, desinstale imediatamente.

Use antivírus

Tenha um antivírus para realizar periodicamente a varredura do dispositivo. Embora os vírus e dispositivos espiões sofram constantes “atualizações”, o antivírus pode ajudar a filtrar muitos invasores. Alguns têm a opção de configurar um código específico para baixar e instalar novos programas.

Outras ferramentas

Existem ferramentas para que usuários consigam saber, pelo número de IMEI do smartphone, se estão sendo rastreados. A Axur possui uma opção gratuita, que contempla, inicialmente, o malware Thruth Spy.

  • Verifique o IMEI do celular (basta abrir o discador do telefone e entrar com a numeração *#06#);
  • Copie o código do IMEI;
  • Acesse a ferramenta em antistalker.axur.com e cole a numeração do IMEI. Aguarde a checagem; 
  • Para quem possui celulares dual SIM, o procedimento deve ser feito com os dois IMEIs.

Caso seja detectada a contaminação, instale um antivírus ou antispyware no celular para remover. É preciso ainda trocar login e senha em todas as ferramentas digitais e restaurar os padrões de fábrica.

Desative anúncios personalizados

Já reparou que quando você pesquisa um produto em um determinado site de compras logo em seguida vai encontrar um anúncio da sua busca no Facebook, no seu e-mail e outras consultas que fizer no celular? É o rastreamento em ação. Assim, ao desativar a personalização de anúncios, os anunciantes ficam impedidos de rastrear pela web.

No Android

  • Em Configurações, selecione Google; 
  • Em seguida, Escolher anúncios e Configurar bloqueio do cartão SIM;
  • Desative a personalização de anúncios.

Para iPhones

  • Abra Configurações e role até Privacidade;
  • Selecione os serviços de localização e toque em Serviços do sistema;
  • Desativar anúncios baseados em localização.

Desligue o GPS

Ao desativar serviços de localização GPS você pode ganhar proteção contra algumas invasões, porém, outros serviços não funcionarão corretamente e não será possível localizar seu dispositivo remotamente se ele for perdido ou mesmo para usar alguns aplicativos.

Uma alternativa é ativar uma conexão VPN (Rede Virtual Privada), já que os provedores desse serviço ocultam seus dados de localização na Internet mascarando seu endereço IP identificável com uma isca.

O iMyFone AnyTo é um app para alteração de localização do iOS e Android, que altera automaticamente o GPS e impede que outras pessoas espionem seu celular. O usuário pode testar gratuitamente.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade