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Como saber se o PIX foi usado por terceiros para abrir contas ou empréstimos?

Portal Registrato permite que cidadãos verifiquem se seus dados foram usados para diversas atividades bancárias, saiba como usar

26 set 2022 - 23h40
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O Pix facilitou a vida de muita gente e se tornou uma ferramenta bastante popular em seus quase dois anos de existência. No entanto, o sistema de pagamentos do Banco Central também atraiu a atenção de golpistas. E em um cenário em que houve uma série de vazamentos de dados, é legítimo se preocupar se suas informações foram usadas para abertura de contas bancárias laranjas.

Foto: Caio Carvalho/Canaltech / Canaltech

O portal Registrato, do Banco Central, foi criado com o objetivo de ajudar os cidadãos a monitorar se seus nomes e CPFs foram utilizados para solicitações bancárias. Nele, é possível verificar se determinados dados foram usados para cadastros de chaves Pix, pedidos de empréstimos, cheques sem fundo, entre outras solicitações.

Como acessar o portal Registrato para conferir o Pix

Para acessar o Registrato, é necessário ter uma conta no portal Gov.Br e ter uma graduação prata ou ouro dentro do sistema do governo.

Foto: Canaltech

Inicialmente, acesse o endereço registrato.bcb.gov.br para conseguir entrar no sistema;

Foto: Canaltech

Em seguida, escolha a opção "login com Gov.Br". Essa é a melhor opção, já que o acesso pelos dados do Banco Central será descontinuado em 1 de fevereiro de 2023;

Foto: Canaltech

No passo seguinte, insira seus dados de login, que é seu CPF, e sua senha;

Foto: Canaltech

Para verificar se seus dados foram usados como chaves Pix, basta escolher a opção "Chaves Pix";

Foto: Canaltech

Na tela seguinte, você pode optar por gerar um relatório completo ou apenas visualizar as informações;

Foto: Canaltech

Ao optar por visualizar, serão informadas todas as instituições em que o cidadão tem uma chave Pix cadastrada.

Caso você note que existem contas bancárias, chaves Pix ou qualquer outra operação bancária aberta com seus dados e que você não lembre de ter solicitado, é recomendado entrar em contato com o banco ou instituição financeira em que o cadastro foi feito. Também é importante entrar em contato com o Banco Central para informar o ocorrido.

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