PUBLICIDADE

Como saber se seus AirPods são falsos?

Saiba identificar os principais pontos para descobrir se seu AirPods é falso ou não para evitar cair em golpes

10 out 2022 - 19h08
(atualizado às 20h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Por se tratar de um aparelho bastante desejado, o AirPods é constantemente alvo de imitações e produtos piratas. Dessa forma, vou te mostrar algumas dicas para evitar cair em golpes e para você descobrir se seus AirPods são falsos.

É sempre importante reforçar que dificilmente você encontrará um par de AirPods com um preço muito abaixo do mercado. Sempre que se deparar com essa situação, fique atento ao anúncio e também ao vendedor, caso seja particular.

Além disso, você pode seguir as dicas que comentarei a seguir para tentar se certificar de estar comprando, de fato, um produto Apple genuíno e evitar possíveis dores de cabeça ou frustrações.

Saiba identificar sinais de AirPods falso

Hoje em dia, a falsificação de diversos produtos está em níveis muito complexos. Isto é, as versões paralelas estão cada vez mais semelhantes às originais, tornando difícil separar uma da outra.

Isso não é diferente com os AirPods. Até porque, é só ao experimentar que conseguimos de fato atestar a qualidade do material e, principalmente, do áudio.

Inclusive, se você não conhecer muito sobre equalização e balanço sonoro, pode ser que nem consiga diferenciar entre o produto pirata e o genuíno ao ouvir uma música com os fones no ouvido. Contudo, existem alguns pontos mais precisos que podem te ajudar na hora de averiguar a compra.

Sempre experimente o AirPods antes de fechar negócio

Uma das dicas mais básicas é justamente experimentar o fone de ouvido antes de qualquer coisa. E, com o sistema operacional iOS 16 (lançado junto com o iPhone 14) a Apple adicionou recursos melhorados de reconhecimento de dispositivos, de forma que ele consegue dizer seu produto Apple é uma versão alternativa ou original.

Mas se não for seu caso (de estar com seu iPhone em mãos) você pode procurar por outros sinais. A embalagem do produto pode ajudar bastante nesse sentido.

Foto: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech / Canaltech

Por isso, se for possível ver a caixa original em que o AirPods veio, você pode comparar com as descrições presentes no site oficial da Apple. Isto é, se no site está descrito que o AirPods vem com cabo Lightning ou USB-C, fique atento nisso.

No caso dos dispositivos mais recentes, temos a presença do MagSafe também. Dessa forma, são alguns componentes que, de cara, já podem te ajudar a identificar a procedência do produto.

O número de série do AirPods é único

Existem três modos para se encontrar o número de série. Seja através do seu celular, na embalagem ou mesmo no estojo de carregamento.

Talvez o mais prático seja conferir esse número no próprio estojo de carregamento. Basta levantar a tampa e conferir em uma das conchas em que o fone de ouvido se encaixa.

Também é possível conferir esse dado com seu smartphone. Depois de pareá-lo com o AirPods, acesse Ajustes > Bluetooth > Selecionar os AirPods.

No próximo menu, basta clicar no ícone de informações para conferir o número de série deste dispositivo conectado.

Com essa informação, você pode ir no site oficial da Apple e colocar o número de série para confirmar a procedência do fone de ouvido.

Por fim, caso você tenha acesso à embalagem original, procure os códigos de barras. Em um deles, você poderá encontrar também o número único dos AirPods e, inclusive, conferir com os outros (seja do estojo ou a partir do celular).

Sempre experimente o AirPods antes de comprar

Essa dica pode parecer um tanto óbvia, mas é importante destacar a diferença de qualidade sonora dos aparelhos. Mesmo para aqueles que não são profissionais ou entusiastas de som, percebe-se uma reprodução ruim do som.

Assim, o AirPods falso pode não se comportar como o esperado. E, diferente dos AirPods genuínos, os fones não conseguem entregar tudo que de fato estão prometendo.

A Apple é uma das marcas expoentes no mercado de fones de ouvido TWS, por isso, sempre existiram alternativas para tentar reproduzir o sucesso ou tentativas de capitalizar sobre aqueles que não conhecem o mercado.

Dessa forma, com o iOS 16, ao conectar um aparelho pirata, surge uma notificação avisando que o sistema não reconhece o dispositivo. E a mensagem "Esses fones de ouvido não puderam ser verificados como AirPods genuínos e podem não se comportar conforme esperado".

Se quiser ser mais minucioso, pode ainda comparar as informações técnicas confirmadas pela Apple com o produto em mãos. Isto é, verificar o tamanho do estojo de carregamento, dos fones de ouvido, a cor descrita com o que você está vendo.

Inclusive, deve procurar pelas entradas, região do carregamento sem fio (se puder e conseguir, experimentar essa funcionalidade). É interessante também conferir a velocidade de carregamento.

Muitas vezes, o carregamento wireless pode até funcionar, mas numa velocidade muito inferior. Assim, seu uso pode ficar comprometido, já que precisará ficar várias horas na base até que se possa usar de novo.

Você deve testar também os recursos exclusivos de cada aparelho, sejam os AirPods padrão, AirPods Pro ou mesmo o AirPos Max. Cada um deles oferece uma funcionalidade única, inclusive pode ser o seu principal diferencial.

E, por vezes, é muito difícil copiar tal especificidade. Então, ao testar, é possível conferir se funciona de acordo com as especificações do fabricante.

Essas dicas também podem ser aplicadas para outros componentes, tais como: Apple TV, Apple Watch, iPhone. Já que são mercadorias bastante desejadas e símbolo de status.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade