PUBLICIDADE

Como se preparar caso seu celular seja roubado no Carnaval

Salvar IMEI, fazer backup, ativar localização para rastreio e outras ações podem ser tomadas antes que o pior aconteça

17 fev 2023 - 05h00
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba os principais cuidados com o celular no Carnaval -
Saiba os principais cuidados com o celular no Carnaval -
Foto: Elena Fragoso / Shutterstock / Alto Astral

Se você vai curtir o Carnaval em bloquinhos de rua ou em locais que possuem grande aglomeração de pessoas, certamente uma das maiores preocupações é: como vou proteger meu celular de roubos e furtos?

Esses aparelhos se tornaram indispensáveis e usamos para tudo, o que os torna mais vulneráveis a ações criminosas. Em 2021, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que foram roubados ou furtados 2.321 telefones por dia, totalizando 847 mil durante todo o ano.

No entanto, existem algumas maneiras de tentar proteger seus dados ou tentar recuperar o seu smartphone. Além de ficar atento ao uso do aparelho durante a folia e guardá-lo em um local seguro enquanto curte, veja outras formas de proteger seu celular. 

Ative a localização e rastreamento 

Antes de ir para o bloco, ative os serviços de rastreio. No iPhone, basta configurar o iCloud e ativar a captura de localização para que seja possível rastrear o celular. No Android, o Google conta com uma ferramenta chamada Encontre Meu Dispositivo para celulares Android, via app ou site. É preciso logar em sua conta para usá-lo e eventualmente rastrear o local ou desabilitar a conta a distância.

Mantenha a internet ligada

É comum que você queira economizar bateria e desligue os dados móveis e o GPS para isso. No entanto, a prática impede alguns recursos e pode complicar o rastreio da localização em caso de roubo.

Por exemplo, esses serviços oferercidos pelo GoogleMicrosoft Apple ligam com a chamada "nuvem" — que necessita que o aparelho esteja online para envio da localização ou para bloqueio.

Captura de tela do serviço Encontre Meu Dispositivo do Google que mostra como proteger seu aparelho roubado ou perdido (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)
Captura de tela do serviço Encontre Meu Dispositivo do Google que mostra como proteger seu aparelho roubado ou perdido (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)
Foto: Canaltech

Anote o número de IMEI do aparelho

Essa é uma parte importante para aqueles que têm o aparelho furtado durante os bloquinhos: cada aparelho possui um número próprio de identificação, chamado IMEI.

Antes de sair de casa, anote a sequência do seu telefone em um caderno ou bloco de notas. Encontrando o IMEI é fácil: disque no app de telefone o tradicional código *#06#. Em caso de furto, apresente o número para a operadora de celular. 

Faça backup

Nossos celulares contêm a maioria das informações de fotos, conversas e arquivos importantes. Então, para reduzir os danos em caso de roubo ou perda, faça um backup antes de sair de casa. É possível salvar os conteúdos usando ferramentas como o OneDrive, iCloud e Google Drive, e também aplicativos com a mesma função, como o CloudBox, Dropbox e outros.

Boletim de ocorrência em caso de roubo

Se o pior acontecer e você for roubado, é de extrema importância registrar o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou agora, de forma online. Isso ajudará as autoridades a mapear o crime, além de ser a prova legal para você comprovar o ocorrido às seguradoras (caso você tenha uma) e operadoras de telefonia.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade