Como série da Netflix pode ser vista de 40.320 formas diferentes
Caleidoscópio está disponível na plataforma desde 1º de janeiro e usa matemática fatorial para traçar distintas maneiras de ver a trama
A nova série da Netflix Kaleidoscope, ou Caleidoscópio na tradução, lançada neste 1º de janeiro, tem uma forma inusitada de prender seus espectadores: a trama pode ser assistida de forma aleatória, possibilitando que seus oito episódios sejam assistidos em mais de 40 mil ordens diferentes.
A série, que conta a história de um ladrão magistral e sua equipe que querem roubar US$ 7 bilhões, tem os oito capítulos nomeados de cores: Amarelo, Verde, Azul, Laranja, Violeta, Vermelho, Pink e Branco. Não segue uma ordem cronológica, porque cada episódio é contado da perspectiva de um personagem.
E para entender como a narrativa pode ser vista de 40.320 formas diferentes, é necessário relembrar a matemática fatorial (n!). Isto é, considerando que há oito episódios, para saber quantas maneiras eles podem ser assistidos, é necessário fazer a multiplicação de n (no caso 8) por todos os seus antecessores até chegar em 1: 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x1 = 40.320.
Então, não importa se você assiste o primeiro, o quinto, e na sequência o quarto. Ou ainda, o último, o segundo, e o sétimo, você terá mais de 40 mil formas para descobrir como terminou o roubo bilionário.
Ao portal Nexo, a Netflix disse que a série é "um quebra-cabeça que os espectadores precisarão montar enquanto assistem”.
O criador do seriado, Eric Garcia, explicou ainda que “a possibilidade de assistir em ordem aleatória nos dá pontos de vista diferentes. Há perguntas que serão feitas em um episódio e respondidas em outros”, afirmou à reportagem.
“Da mesma forma, haverá respostas em um episódio que você está assistindo, mas você nem saberá que são respostas para algo até assistir os outros episódios", completou.
A série está disponível na plataforma de streaming e pode ser feito download em todos os planos, com exceção do Básico com anúncios.