PUBLICIDADE

Como ter perfil campeão no LinkedIn e conseguir emprego mais rápido

Perfis preenchidos da maneira correta têm mais chances de aparecer em buscas no LinkedIn; uma boa foto e cinco competências são exemplos

17 set 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
No LinkedIn, o candidato com um perfil completo tem maiores chances de aparecer nas pesquisas (Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash)
No LinkedIn, o candidato com um perfil completo tem maiores chances de aparecer nas pesquisas (Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash)
Foto: Canaltech

O LinkedIn criou o selo de Perfil Campeão para identificar os perfis considerados como fortes, ou seja, os que preencheram todas as informações consideradas essenciais para conseguir um bom ranking nas buscas realizadas na rede social.

O candidato com um perfil completo tem maiores chances de aparecer nas pesquisas, pois o LinkedIn mostra primeiro os perfis classificados como mais relevantes e, só depois, aqueles com “força de perfil mais baixa”.

Confira o passo a passo para montar um perfil campeão e ficar bem posicionado nas buscas.

1. Adicione uma boa foto

Segundo o LinkedIn, perfis com foto possuem 14 vezes mais chances de serem visualizados do que os que não têm. Porém, não basta adicionar qualquer foto. Escolha uma imagem recente, que dê destaque ao seu rosto, que tenha aparência profissional, boa iluminação e, de preferência, um fundo sem muitas informações.

2. Preencha seu setor e localização

Informações sobre sua cidade e segmento de mercado são essenciais para que a plataforma e recrutadores saibam quais vagas podem ser indicadas para o seu perfil. Se deseja trabalhar em outra cidade, estado ou país, insira as informações desse local, para que seu perfil apareça nas buscas daquela região.

3. Escreva um resumo

O bom resumo é uma apresentação sucinta, objetiva e fiel à sua jornada profissional. Escreva suas principais experiências, formação, habilidades e resultados alcançados. Você também pode, de forma breve (dentro do limite de 2 mil caracteres), falar sobre suas motivações e objetivos profissionais.

É possível incluir, se achar pertinente, imagens, vídeos ou links (para portfólio, por exemplo) no resumo. Não esqueça de revisar tudo, para garantir que não haja erros de digitação e que as frases estejam bem escritas. Também é importante escolher um bom título, já que este, a foto e o resumo são as primeiras informações vistas no perfil.

É preciso escrever no LinkedIn cada cargo exercido na carreira, incluindo a empresa onde atuou, a localização e a descrição das atividades
É preciso escrever no LinkedIn cada cargo exercido na carreira, incluindo a empresa onde atuou, a localização e a descrição das atividades
Foto: LinkedIn Sales Solutions / Unsplash

4. Descreva suas experiências profissionais

Neste campo, é preciso escrever cada cargo exercido na carreira, incluindo a empresa onde atuou, a localização e a descrição das atividades. Você também pode adicionar bons resultados que você obteve enquanto exercia cada função. Se estiver ingressando agora no mercado de trabalho, você pode incluir experiências como voluntariado, intercâmbio ou cursos de idiomas, por exemplo.

5. Escreva sua formação

Nesse campo, você deve preencher seu histórico acadêmico — graduação, especialização, cursos técnicos etc. Você também pode usar esse espaço para descrever atividades realizadas ou adicionar mídias relacionadas a esse período de formação.

6. Adicione pelo menos cinco competências e habilidades

De acordo com o LinkedIn, perfis que incluem competências e habilidades recebem 13 vezes mais visualizações do que os que não têm. As competências selecionadas devem estar relacionadas às atividades que você exerce. Se seus contatos validarem as habilidades adicionadas, seu perfil ficará ainda melhor.

7. Mantenha contato com a sua rede

Esse não é um passo necessário para conseguir o selo de Perfil Campeão, mas pode ajudar a ter melhores resultados usando a plataforma. Compartilhe conteúdo relevante em seu feed, interaja com publicações que considere interessantes, participe de grupos da sua área de atuação e endosse as habilidades de colegas que você admira.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade