Como tirar uma boa foto da Lua só com seu celular ou câmera
Já tentou tirar uma foto da Lua e não deu muito certo? Aprenda como ter um resultado melhor com o seu celular
Nada melhor do que olhar para o céu e ver uma Lua bem cheia e brilhante, né? Pena que em muitos casos a câmera do nosso celular, ou mesmo uma câmera digital à parte, fotografam só um ponto de luz branco borrado. Mas não se desespere: há formas de tirar uma foto boa da Lua no seu aparelho e mostrar para todo mundo que você falava sério quando disse que a paisagem estava linda.
Com as câmeras profissionais, a lente ideal para fotografar objetos a longa distância é a teleobjetiva (ou telephoto), que tem um bom zoom e estabilização óptica. Se antigamente essas lentes eram muito difíceis de estarem num smartphone, hoje não é tão difícil assim. Se você tiver a oportunidade de comprar um celular com essa função, será de grande ajuda para a qualidade da foto.
Mesmo que a sua câmera não tenha tanta qualidade, é possível “fazer milagre”. Veja o passo a passo:
- Abra a câmera do seu celular;
- A depender do modelo do celular, você vai chegar no modo Pro de formas diferentes. Uma delas é selecionando o campo “Mais”, dentre as opções de “Foto”, “Vídeo”, “Panorâmica”, etc (normalmente em celulares Samsung). Outra é pressionando o canto superior esquerdo, onde tem a opção “Auto”. Assim que você aperta, aparecerá a opção de mudar para o modo “Pro” (em celulares Asus, por exemplo). Obs: o modo “Pro” também pode estar como “Manual”;
- Depois disso, selecione a opção ISO e coloque o menor número possível;
- Agora, você vai clicar no ícone que representa o obturador da câmera — normalmente representado por um círculo grande com um menor no centro, e pequenas “lâminas” ao redor dele;
- Nesse ícone, diminua também os valores para cerca de 1/500;
- Deixe o rcurso HDR e o flash desligados. Eles são inúteis para essa finalidade;
- Caso seja possível, use um tripé para não tremer a foto e os resultados ficarem ainda melhores. Com a velocidade do obturador mais baixa, qualquer pequeno movimento pode atrapalhar. Agora é só tentar o clique ,apontando para a Lua.
No caso de câmeras digitais, vale repetir as mesmas configurações. Consulte o manual de instruções para saber como navegar no sistema da câmera e encontrar essas definições.
Se houver a possibilidade de regular também a abertura da câmera, ajuste para mantê-la entre f/8 e f/13. Afinal, não é necessária muita luz para fotografar a Lua, que já tem iluminação suficiente.
Uma ideia ainda é usar o aplicativo Night Vision para celulares Android. Para iPhone, também dá para usar o "modo Noite" e o app Night Camera. Aproveite para testar os recursos em eventos como a Superlua, um dos momentos especiais no calendário celeste.