Como usar o app Celular Seguro? Veja o passo a passo
Ministério da Justiça deve lançar o aplicativo nesta terça-feira (19); iniciativa pretende deixar aparelho inútil para criminosos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve lançar, às 15h desta terça-feira (19), o aplicativo e site do "Celular Seguro", ferramenta que visa facilitar o bloqueio de aparelhos roubados ou perdidos, tornando o dipositivo inútil para criminosos.
A ferramenta estará disponível na internet, além de aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br.
De acordo com a pasta, cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas são parceiras da ação.
Como funciona
Para usar o aplicativo, o usuário precisa fazer o cadastro no sistema gov.br e adicionar pessoas de confiança. Essas pessoas poderão bloquear o aparelho em caso de roubo ou perda, com apenas um clique.
O próprio usuário também pode bloquear o celular, a partir do sistema gov.br. Para isso, basta informar o tipo de ocorrência (roubo, furto ou perda), a data e o local do crime.
Assim, ao acionar o botão de emergência, o aplicativo envia um alerta para as operadoras de telefonia, bancos e outras instituições financeiras vinculadas ao aparelho.
Essas instituições têm até dez minutos para bloquear as contas do usuário. A Anatel também bloqueará o aparelho e o chip em até 24 horas.
No entanto, é importante ressaltar que o uso do aplicativo não dispensa a necessidade de registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Como usar o app
O passo a passo para usar o aplicativo "Celular Seguro" é o seguinte:
- Faça o cadastro no sistema gov.br.
- Baixe o aplicativo "Celular Seguro" na App Store ou Google Play.
- Abra o aplicativo e faça o login com o CPF e a senha do sistema gov.br.
- Adicione pessoas de confiança. Para isso, informe o nome completo, o CPF, o telefone e o e-mail do contato.
- Para bloquear o aparelho, clique no botão de emergência.