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Como usar Ticket Tool no Discord

O Ticket Tool cria um sistema de atendimento por tickets em servidores do Discord; veja como usar a ferramenta

2 set 2023 - 15h00
(atualizado em 3/9/2023 às 20h33)
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O Ticket Tool é uma ferramenta muito útil para moderar canais e comunidades do Discord. O bot facilita a solução de problemas ao criar tickets, ou seja, linhas de atendimento diretas com um moderador ou administrador do espaço.

Foto: Discord, Inc. / Canaltech

Os tickets podem ser usados para denúncias, reclamações e suporte técnico no Discord. Quem usa a plataforma para fins profissionais pode recorrer ao Ticket Tool para criar as conversas e gerenciar todo o atendimento à equipe.

Como configurar o Ticket Tool no Discord

Primeiramente, é necessário criar um canal destinado aos tickets para adicionar o bot do Ticket Tool — o espaço também precisa ter cargos específicos para administradores ou moderadores. Depois, você pode configurar o serviço pelo próprio Discord ou no site da ferramenta.

Crie um canal e insira o bot

Você pode seguir o passo a passo pelo computador ou celular, mas é recomendável usar a versão no desktop para gerenciar os bots. O processo começa com a configuração no servidor:

  1. Clique no ícone de "+" ao lado de "Canais de texto";
  2. Dê um nome para o canal que vai receber os tickets;
  3. Crie um novo canal no servidor (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Crie um novo canal no servidor (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Foto: Canaltech
  4. Acesse tickettool.xyz no navegador;
  5. Clique em Invite Ticket Tool;
  6. Vincule sua conta do Discord e escolha o servidor para adicionar o bot do Ticket Tool;
  7. Clique em "Autorizar" para colocar a ferramenta.
  8. Adicione o bot do Ticket Tool ao Discord (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Adicione o bot do Ticket Tool ao Discord (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Em seguida, você precisa modificar algumas configurações no canal:

  1. Pressione o ícone de engrenagem ao lado do nome do canal;
  2. Selecione "Permissões";
  3. Clique sobre o Ticket Tool e autorize as permissões para enviar mensagens e adicionar reações;
  4. Não habilite as permissões para enviar mensagens e adicionar reações nos outros perfis;
  5. Salve as alterações.
  6. Altere as configurações para o funcionamento do bot (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Altere as configurações para o funcionamento do bot (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Configure o bot

Após os ajustes iniciais, é hora de personalizar o painel para receber as reclamações nos tickets. O Ticket Tool permite realizar todo o processo na janela do Discord:

  1. Abra o canal e envie o comando /setup;
  2. O bot envia os comandos por reações na mensagem — clique em "Create a Panel";
  3. Comece a criar seu painel de tickets no Discord (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Comece a criar seu painel de tickets no Discord (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Foto: Canaltech
  4. Dê um nome ao painel e avance;
  5. Adicione os cargos que poderão ler e interagir com as mensagens de tickets;
  6. Escolha entre prosseguir com o atendimento em canal de texto ou voz;
  7. Insira o painel no canal de texto que você criou anteriormente.
  8. Faça a configuração com o bot (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Faça a configuração com o bot (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Foto: Canaltech

O passo a passo do Discord é simples e atende às funções básicas da ferramenta. Caso você precise editar mais detalhes, como os textos e legendas dos botões, precisa fazer isso pelo site do Ticket Tool, vinculado à conta do mensageiro.

Como criar um ticket

Para enviar uma solicitação de ticket, cada participante do servidor precisa seguir estes passos:

  1. Abra o canal dedicado aos tickets;
  2. Pressione "Create Ticket";
  3. O Discord abre uma nova conversa em canal de texto, acesse-a para enviar a reclamação;
  4. Entre em contato com a equipe de moderadores na conversa privada por ticket.
  5. Crie um ticket e acesse uma conversa personalizada (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Crie um ticket e acesse uma conversa personalizada (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Os cargos com acesso ao chat podem encerrar um pedido, obter uma transcrição da conversa e reabrir o ticket quando necessário.

Ficou com alguma dúvida em relação aos procedimentos anteriores? Você pode conferir guias para adicionar bots, criar cargos e gerenciar um servidor no Discord.

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