Como ver dois apps abertos na tela do celular ao mesmo tempo
Recurso de tela dividida permite usar mais de um app simultaneamente; enquanto no Android é nativo, no iOS é preciso um app terceiro
Hoje em dia são tantas as funcionalidades disponíveis nos smartphones que às vezes queremos fazer “tudo ao mesmo tempo”. Mas isso não é loucura: é inclusive perfeitamente possível com o recurso da tela dividida, disponível para quem tem um celular Android. Para os com iPhone, também dá para testar a função, mas com um app pago.
Imagine que você quer olhar as redes sociais enquanto assiste a um vídeo no YouTube. Ou checar seu e-mail enquanto vê uma transmissão ao vivo. Normal, né? No Android é simples:
- No menu principal do celular, no inferior da tela, aperte no modo “Recentes”, no primeiro ícone à esquerda (em versões mais recentes do Android, é o gesto de deslizar do centro à esquerda em curva, no inferior da tela);
- Localize um dos apps que você quer dividir a tela, toque sobre o ícone do aplicativo e segure até um menu aparecer;
- Toque em "Abrir no modo tela dividida", "Multijanela" ou algo similar, a depender da fabricante do celular;
- O app selecionado vai aparecer temporariamente como uma barra no topo da tela. Toque no outro aplicativo que você quer dividir;
- Pronto! Agora os dois apps vão aparecer na mesma tela, cada um com uma parte (superior e inferior).
Nem todos os apps têm suporte ao modo de tela dividida, como é o caso de alguns jogos. Um problema pode ser o alto consumo de bateria, já que dois aplicativos estarão rodando ao mesmo tempo. Mas de qualquer forma, vale testar.
No fim, para fechar o modo “Tela dividida”, aperte mais uma vez em “Recentes” e puxe a barra divisória para baixo. Ela vai voltar para a versão cheia.
Para donos de iPhone, a opção é baixar o Split Screen View, que permite o mesmo recurso, mas de forma paga dispensando o uso de "jailbreak", isto é, sem desbloquear não oficialmente o sistema iOS do celular.
A interface do app é intuitiva e funciona muito bem. É possível navegar e trocar informações entre as telas, além de experimentar o modo horizontal. Ainda que não dê para usar efetivamente os dois aplicativos, a sensação de ter a tela do iPhone dividida é interessante.