“Como você está?” é a frase mais inútil em conversas, dizem cientistas
Pesquisadores da Universidade de Harvard analisaram mais de 300 conversas online para chegar à conclusão
"Como você está?" Estas são as três palavras mais inúteis no mundo da comunicação. Quem pergunta pode realmente não querer saber a resposta; quem responde, às vezes não diz a verdade. E, segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, a intenção pode ser inútil para uma conversa.
Em uma série de experimentos, a equipe de pesquisa analisou mais de 300 conversas online, em 2017, e descobriu que aqueles que receberam perguntas de acompanhamento mais significativas (conhecidas como perguntas que não são “como vai você?” ou “o que você faz?”), ganharam no bate-papo uma outra pessoa muito mais agradável.
“Quando as pessoas são instruídas a fazer mais perguntas, elas são percebidas como mais receptivas, uma construção interpessoal que captura a escuta, a compreensão, a validação e o cuidado”, escreveram.
Mais do que isso, eles descobriram que existem algumas formas de se tornar a pessoa carismática e interessante sem usar o "como vai você".
Isso, segundo eles, depende da pergunta com a qual você começa uma conversa e, então, você pode se concentrar no fluxo de perguntas de acompanhamento.
Dicas para iniciar uma conversa
- Vá além das perguntas habituais: esqueça aquele papo furado sobre tempo ou resultado do jogo de domingo; tente ir além desses tópicos clichês para coisas que são mais importantes e pessoais para você;
Observe o ambiente: fique atento ao ambiente que você está; objetos, monumentos ou até estilo de roupa da pessoa pode ser um tópico para iniciar a conversa;
Fale sobre novidades: comece uma conversa contando algo que aprendeu, ou que adotou um pet; comente sobre um restaurante e bons momentos.