Companhias aéreas e hotéis alertam que mudanças no Google podem beneficiar grandes intermediários
Grupos de lobby que representam companhias aéreas, hotéis e restaurantes alertaram nesta quarta-feira que as mudanças propostas pelo Google para cumprir as regras da União Europeia podem direcionar os usuários para grandes serviços de busca online em detrimento deles.
Os comentários do grupo Airlines for Europe -- que tem a Air France KLM e a IAG, dona da British Airways, como membros -- e de grupos hoteleiros europeus, como Hotrec e European Hotel Forum, vieram após o Google anunciar mudanças para desenvolvedores e usuários de aplicativos.
O Google, da Alphabet, e mais cinco outras grandes empresas de tecnologia precisam estar em total conformidade com uma lista de exigências estabelecidas pela Lei de Mercados Digitais (DMA) em 7 de março.
"Isso não deveria levar a situações em que o poder econômico de grandes intermediários online fica ainda mais consolidado e onde consumidores não são apresentados a uma variedade de escolhas", afirmaram os grupos em uma declaração conjunta sobre as mudanças planejadas.
Algumas das empresas poderão perder até 50% do seu tráfego online e possivelmente milhões de euros em receitas devido às alterações do Google nos seus resultados de busca, disseram fontes com conhecimento direto do assunto.
O Google se recusou a comentar. Em um comunicado na segunda-feira, a companhia disse que as mudanças nos resultados de busca direcionam mais tráfego a grandes intermediários e agregadores e menos para hotéis, companhias aéreas, comerciantes e restaurantes.
Um grupo de lobby de tecnologia de viagens, que conta com Amadeus, Booking.com e Airbnb entre seus membros, por sua vez, criticou o Google por supostamente continuar a favorecer seus próprios produtos em detrimento dos rivais, apesar das regras da UE que buscam corrigir isso.
"O Google continua a dar preferência aos seus próprios serviços de intermediação na página de resultados do mecanismo de busca", afirmou o grupo em comunicado conjunto.