Comprado por US$ 44 bilhões por Elon Musk, X (Twitter) hoje vale menos da metade
A empresa X, anteriormente conhecida como Twitter, atualmente tem um valor de mercado abaixo da metade do preço pago pelo bilionário Elon Musk há um ano.
Segundo a Fortune, a companhia declarou oficialmente que atualmente vale US$ 19 bilhões — sendo que o empresário negociou a aquisição em outubro de 2022 por um total de US$ 44 bilhões.
O número foi descoberto na análise de documentos internos que tratam do pagamento de equidade aos funcionários que também possuem ações da companhia. Essa avaliação é determinada pelo atual Conselho de Diretores do X, baseado em uma série de fatores internos.
Em março, o X/Twitter sugeriu que o valor da companhia era de US$ 20 bilhões, o que indica que o momento de declínio ainda não passou.
A saga de Musk no Twitter
A aquisição do Twitter foi oficializada por Musk em abril de 2022, porém só foi concluída seis meses depois.
Nesse período, o empresário declarou oficialmente que estava desistindo da compra, mas teve que seguir adiante em especial porque corria o risco de ser penalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos e processado pela própria companhia.
O executivo chegou a levantar suspeitas sobre a quantidade real de contas falsas e spam no Twitter, alegando que só fecharia o negócio com essas informações. Ao longo dos meses seguintes, o responsável por empresas como Tesla e SpaceX prometeu transformar a plataforma em um "centro digital para o futuro da civilização" e um "superapp" para várias ações além da publicação de mensagens.
A sua gestão, entretanto, foi marcada por uma série de demissões como parte da reestruturação corporativa que transformou a empresa em X, além de polêmicas como a redução na moderação em favor da liberdade de expressão e até o retorno de perfis anteriormente banidos.
Já a rede social perdeu recursos ou teve vários deles transformados em exclusivos para assinantes do X Premium, a versão paga da plataforma. Atualmente, o X oferece mais de uma modalidade de vantagens e benefícios.
Como resultado, a empresa confirmou que 2023 é um ano de queda de receita por fuga de anunciantes, sendo que a marca também registrou um faturamento menor que o previsto no Premium.