Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Computadores reconhecem a dor melhor que os humanos, diz pesquisa

A análise ainda aponta que a área do corpo que é mais fácil pegar uma expressão facial de "mentira" é a boca

21 mar 2014 - 11h06
(atualizado às 11h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sistema de computador detectou formas distintas e dinâmicas de expressão facial que as pessoas não perceberão</p>
Sistema de computador detectou formas distintas e dinâmicas de expressão facial que as pessoas não perceberão
Foto: Getty Images

Um estudo revela que os computadores reconhecem melhor expressões faciais de dor em comparação aos humanos. Publicada na revista Current Biology, a análise realizada pela Universidade da Califórnia San Diego (EUA) e pela Universidade de Toronto (CAN) mostrou que um sistema de computador conseguiu reconhecer semblantes falsos e verdadeiros 30% a mais que os humanos.

A pesquisa aponta que o sistema de computador detectou formas “distintas e dinâmicas” de expressão facial que as pessoas participantes dos testes não perceberão. Ainda segundo análise, mesmo com treino o índice entre os humanos de reconhecimento de expressão facial de dor ainda é pobre, chega apenas a 55% ante 85% do computador. A análise ainda aponta que a área do corpo que é mais fácil pegar uma “mentira” é a boca – entre os mentirosos ela abre com mais frequência, mas com menos variação.

Os pesquisadores esperam que a tecnologia possa ser aplicada em outros momentos como na segurança nacional, psicopatologia, entrevista de emprego, medicina, nos tribunais e na reação dos motoristas no trânsito; um projeto semelhante foi apresentado na última segunda-feira (17) por cientistas suíços, um detector de emoções para motoristas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade