Concurso premia as melhores fotos de drones em 2023: imagens surpreendem
Drone Photo Awards 2023 selecionou fotos nas categorias casamento, natureza, pessoas, esporte, animais, abstrato e urbanismo
A edição 2023 do Drone Photo Awards, a mais importante competição mundial sobre fotografia aérea e vídeo, anunciou seus vencedores em julho. A premiação faz parte do Siena Awards, um festival internacional que premia fotógrafos pelos seus trabalhos ao longo do ano.
A premiação escolheu imagens realizadas por drones nos seguintes temas: casamento, natureza, pessoas, esporte, animais, abstrato e urbanismo. Veja abaixo os ganahdores deste ano.
Vencedores por categoria
Foto do Ano
"Deve Resistir", por Or Adar (ver imagem acima): Mostra a vista aérea de manifestantes em Tel Aviv segurando faixas durante um protesto contra os planos de reforma judicial do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Na ocasião, eles saíram às ruas de cidades de Israel pela nona semana consecutiva para lutar contra um plano do governo para reformar o sistema judicial do país.
Urbanismo
"Playground", por Sebastian Piórek: traz um playground visto no sul da Polônia após os primeiros raios de sol do dia. Esta região é conhecida por suas minas e forte caráter urbano de arquitetura.
Vida Selvagem
"Gigante Adormecido", por Dhanu Paran: o elefante repousa de lado, com seu grande corpo ocupando uma porção significativa do quadro. Sua pele cinza enrugada parece harmonizar-se com a folhagem ao redor, dando a impressão de que é um componente da paisagem.
Esporte
"Highline", por David Machet: em janeiro de 2021, em meio ao frio intenso, o renomado equilibrista Nathan Paulin cruzou com sucesso uma highline [linha para equilíbrio erguida a grandes alturas] de 200 metros de comprimento e 2,5 cm de largura em "Pointe d'Areu", na cordilheira de Aravis, a uma altitude de 2.460 metros. A conquista exigiu os esforços de uma equipe de seis indivíduos ao longo de três dias.
Pessoas
"Bênção da Praia", por Simon Heather: os banhistas trazem as suas toalhas e guarda-sóis mais brilhantes para as margens de Cascais, criando uma bela imagem vista de cima.
Natureza
"Austfonna Ice Cap", por Thomas Vijayan: Diz o autor: "Já visitei este lugar várias vezes, mas no ano passado foi desanimador testemunhar o derretimento do gelo marinho já em junho. Nosso navio foi capaz de navegar através do gelo derretido e alcançar a calota de gelo. No entanto, mesmo a calota polar começou a derreter mais cedo do que o normal no ano passado, o que foi uma observação preocupante".
Abstrato
"Os Pulmões Exaustos da Terra", de Ignacio Medem: a bacia do rio Colorado foi severamente impactada por uma combinação de má gestão e seca prolongada, atingindo um ponto crítico de não retorno. "Os intrincados padrões formados pela água, metaforicamente parecidos com os pulmões da terra, se esgotaram e estão à beira do colapso", diz o autor.
Casamento
"Nadar nas estrelas", por Krzysztof Krawczyk: sob as nuvens pesadas, milhares de folhas secas brilham como estrelas deste ponto de vista, enquanto ondas vibram em círculos abaixo. Os noivos se encontram em um barco adornado com flores, em uma cena bem romântica.
Prêmio
O vencedor da foto do ano ganhou 500 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões) em equipamentos fotográficos. Esta e as demais fotos vencedoras serão exibidas no Festival de Siena, que ocorrerá entre 28 de setembro e 19 de novembro, na cidade italiana. As imagens aparecerão na exposição "Above Us Only Sky" durante mais de um mês.