Conecte muitos aparelhos sem desarmar os dijuntores: é isso que você deve ter em mente
Fazer um uso intensivo e simultâneo de muitos aparelhos elétricos em casa pode fazer com que os disjuntores disparem.
Há épocas do ano em que é mais comum testarmos os limites dos nossos eletrodomésticos e instalações elétricas. Esse é o caso, por exemplo, do Natal, se costumamos celebrar reuniões com amigos e familiares, ou diretamente no inverno, se usamos aquecimento elétrico.
Queremos ligar muitos dos aparelhos que temos em casa ao mesmo tempo: fornos, placas de cozinha, micro-ondas, radiadores, bombas de calor, televisores, luzes, sistemas de som, computadores, temos a geladeira funcionando no máximo... etc.
Isso, é claro, tem um custo nas nossas faturas de energia, mas também impacta no funcionamento da nossa instalação elétrica, sendo comum sofrermos o que normalmente chamamos de "queda de disjuntores". Quais são os dois principais motivos para isso acontecer e qual margem temos para evitá-lo?
Motivo 1: Eu ultrapassei a potência máxima contratada com a minha linha
Um dos pontos-chave do nosso contrato de eletricidade é o termo da potência elétrica máxima contratada, um dado que podemos consultar na nossa fatura e que serve para determinar quanto de potência podemos consumir simultaneamente em casa em um determinado momento.
Dessa cifra, medida em quilowatts, dependerá quantos aparelhos e eletrodomésticos podemos ter ligados ao mesmo tempo em toda a casa, por isso poderíamos pensar que quanto mais tivermos, melhor, o que seria verdade se não tivesse um custo importante nas nossas faturas.
Daí a importância de escolher um valor adequado que nos permita realizar nossas atividades ...
Matérias relacionadas
O enorme tamanho da Starship, em imagens que dão uma ideia da sua escala
Starlink divulga lista de celulares compatíveis com internet via satélite