Conheça 4 apps para parar de fumar
O cigarro mata 8 milhões de pessoas no mundo e 161 mil pessoas por ano no Brasil; veja apps que te ajudam a largar
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece em 29 de agosto, foi criado em 1986 para reforçar ações nacionais sobre os danos dos cigarros e do tabaco – principalmente para os pulmões, sendo um dos fatores determinantes no desenvolvimento de cânceres desse órgão. Byte separou alguns aplicativos que têm ajudado as pessoas a largar o cigarro.
Além de matar mais de 8 milhões de pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco só no Brasil tem 161.853 mortes anuais atribuidas a ele. O número equivale a 443 mortes por dia, segundo dados do governo federal. Conheça os apps que te ajudam a largar esse vício.
QuitNow!
Disponível para sistemas iOS e Android e para pelo menos 13 idiomas, o QuitNow! incentiva o usuário a largar o cigarro destacando os benefícios que você usufrui sem ele, como o dinheiro e o tempo economizado. Além disso, o aplicativo mostra há quanto tempo você está sem fumar (dias, horas e minutos) e ainda quantos cigarros você já evitou, bem como uma estimativa do tempo de vida recuperado.
Indicadores da OMS sobre o processo de melhora da saúde do corpo também são destacados, assim como uma lista de conquistas a serem desbloqueadas, como em um desafio. A cada uma das conquistas, o usuário se sente mais motivado para alcançar o objetivo. O app é recomendado pela OMS, já teve 8 milhões de downloads e foi considerado o melhor aplicativo de 2020.
Kwit
O Kwit é um aplicativo baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para ajudar as pessoas a lidarem melhor com os efeitos colaterais de parar de fumar, apresentando estratégias para resistir à vontade do cigarrinho, seja normal ou eletrônico.
Assim como o QuitNow!, o Kwit mostra o progresso diário na busca de uma vida sem o fumo, número de dias sem ele, o dinheiro economizado e o número de cigarros evitados no período. O app destaca que, mesmo que você caia em tentação, é essencial que registre os cigarros fumados para entender melhor o vício e saber superá-lo.
Aos poucos, métodos como substitutos de nicotina podem ser usados, como chicletes, adesivos e cigarros eletrônicos. Além disso, fica disponível um recurso SOS: se bater a vontade de fumar, basta balançar o celular que o app vai te motivar com conselhos ou exercícios.
A ideia é que a pessoa se supere e suba de nível gradualmente. Segundo a descrição do app, você tem cinco vezes mais chances de abandonar o cigarro com ele. O app está disponível para celulares Apple e Android, e também é possível ter a versão premium, com mais recursos.
Smoke Free
Com mais de 20 técnicas diferentes e baseadas em evidências científicas para te ajudar a deixar de fumar, o app Smoke Free é outro app que, assim como os anteriores, mostra há quanto tempo você está sem fumar, quanto tempo de vida já recuperou, quanto dinheiro economizou etc.
Porém, o app permite que o usuário registre seus desejos, receba dicas e mostre a localização de onde esses desejos mais aparecem – o que ajuda a pessoa a entender o padrão do seu vício, que pode ser visualizado em um gráfico, e a superá-lo.
De graça e sem anúncios, o aplicativo destaca melhorias no paladar e olfato, na respiração, nos níveis de energia, na pulsação cardíaca, e estimula a guardar o dinheiro economizado com o cigarro para comprar outra coisa, como uma bicicleta ou até um carro. Ele também coloca missões para serem cumpridas.
Pare de fumar - EasyQuit
Registrando estatísticas científicas de saúde, dinheiro economizado, diário pessoal e emblemas motivacionais, o EasyQuit conta com algumas seções dentro do app, de saúde, dinheiro economizado, assistente de recaída, entre outras.
A seção motivacional de saúde destaca os aspectos do corpo que estão melhorando após a decisão de largar o cigarro. Já o “modo lento” permite que a pessoa crie um plano personalizado menos estressante e mais efetivo para deixar o vício. Um dos diferenciais do app é que, no momento que bate a vontade, o app proporciona um jogo da memória. Em vez de fumar, o fumante é estimulado a jogar por três minutos, porque afirma-se cientificamente que é esse o tempo da vontade passar.