Conheça a conta simples de matemática que até o programa ChatGPT errou
Conta de matemática viral nas redes tem deixado até o bot de inteligência artificial confuso
A vontade do ser humano testar sua inteligência em pequenos desafios é algo que nunca envelhece. Uma conta de matemática que viralizou em 2019 voltou a dividir a internet entre duas interpretações e resultados possíveis da operação.
A novidade é que, desta vez, nem mesmo o ChatGPT escapou da briga.
Quanto é 8÷2(2+2)?
A equação é pequena e os números são dos níveis mais básicos da tabuada. Entretanto, se engana quem pensa que a resolução é simples.
Muitos internautas saíram à frente falando que a resposta é 16. Como argumento, postaram até conversas com o ChatGPT no Twitter. Será que isso está correto?
se o chatgpt diz então eu confio pic.twitter.com/V8w5x7H5jl
— Fredzin (@Fredzin4) April 18, 2023
Decidimos testar, pedindo para o bot de inteligência artifical confirmar sua resposta. A Byte, o ChatGPT mudou de ideia e explicou que a resposta é 1.
Qual é o correto?
Tudo vai depender da maneira em que as operações são feitas. Uma regra conhecida da matemática é que se deve resolver primeiro o que está entre parênteses. No caso, o "2+2".
Feito isso, ficamos com a seguinte expressão: 8÷2(4). É aí que a coisa fica complicada.
- Quem decide dividir o 8 por 2 primeiro e, depois, fazer 4x4, fica com 16;
- Quem multiplica o 2 por 4 e, em seguida, faz 8÷8, tem 1.
Matemáticos afirmam que as convenções mais modernas adotadas pela matemática delimitam um método de cálculo.
A sigla em inglês PEMDAS indica que a ordem a ser adotada em operações é:
- Parênteses;
- Expoentes;
- Multiplicação e divisão;
- Adição e subtração.
Tudo isso deve ser feito na ordem em que as operações aparecem, ou seja, da esquerda para a direita. Assim, a primeira resposta é a correta e o resultado é 16.
Presh Talwalkar, matemático formado em Stanford, nos EUA, explica em seu canal no YouTube porque até mesmo calculadoras podem errar a conta. As decisões binárias tomadas pelo sistema podem seguir a ordem mais comum nas operações ou podem ter ordem própria, definida por cada desenvolvedor.