Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça novo processador Snapdragon para celulares e o que ele pode fazer

A segunda geração do Snapdragon foca em recursos de inteligência artificial, mas também apresenta avanços na câmera e eficiência energética

17 nov 2022 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários
A ideia é que ele apresente um desempenho de 4,35 vezes maior em inteligência artificial do que seu antecessor, Hexagon
A ideia é que ele apresente um desempenho de 4,35 vezes maior em inteligência artificial do que seu antecessor, Hexagon
Foto: Qualcomm

O Snapdragon 8 Gen 2, mais novo processador da Qualcomm lançado na terça-feira (15), deverá ser usado em celulares Android top de linha no próximo ano. Deve melhorar principalmente recursos ligados a inteligência artificial e Wi-Fi 7, além de aprimoramento das câmeras e gravações de áudio. 

O foco do Snapdragon 8 na IA é bem claro. A ideia é que ele apresente um desempenho de 4,35 vezes maior em inteligência artificial do que seu antecessor, o Hexagon. 

O Sensing Hub, parte do chip que controla os sensores do smartphone, terá agora um processador de IA duplo. Segundo a Qualcomm, isso vai permitir que os aparelhos sejam ativados com palavras customizadas. 

A inteligência artificial também irá compor o processador do sensor de imagens, o ISP. Isso pode fazer com que as câmeras fiquem sempre ligadas – o que pode permitir que o usuário leia um QR code, por exemplo, sem ter que abrir a câmera. 

Isso ajudaria na privacidade, fazendo com que a tela desligue caso um rosto não conhecido seja identificado pelas lentes. 

Já sobre a conectividade, o Snapdragon 8 Gen 2 traz consigo o modem X70 5G, com suporte para dois SIM cards 5G. Com o sistema Fast Connect 7800, o Snapdragon 8 Gen 2 também é compatível com o Wi-Fi 7, próximo padrão de wi-fi ainda em desenvolvimento, e com conexão dupla em Bluetooth

Câmera, desempenho bruto e lançamento

A jogabilidade do Snapdragon 8 Gen 2 pretende ser melhor: 25% de renderização gráfica mais rápida
A jogabilidade do Snapdragon 8 Gen 2 pretende ser melhor: 25% de renderização gráfica mais rápida
Foto: Qualcomm

Em relação à câmera, o processador é capaz de reconhecer com mais facilidade e rapidez elementos da fotografia, como o céu, o mar, as montanhas. Quando se trata de rostos humanos, entende também o que é olho, nariz, boca, etc. 

A resolução é a mesma do Snapdragon 8 Gen 1, lançado há um ano: até 200 megapixels para fotos e 8K HDR a 60 fps para vídeos.

Mas quando pensamos em desempenho mais bruto, a Qualcomm também diz ter avançado. De acordo com a empresa, a GPU Adreno tem desempenho 25% melhor que o Snapdragon 8 Gen 1, o que faz com que para a jogabilidade, por exemplo, a renderização gráfica seja 25% mais rápida.

Além disso, a CPU Kryo também oferece 40% a mais de eficiência energética, apresentando a mesma quantidade de núcleos – oito – mas agora organizados de forma diferente. 

Ainda neste fim de ano, esse tipo de processador já deve estar chegando em alguns modelos de celulares mundo afora. Asus, Motorola, Oppo e Xiaomi, além de marcas de celulares com atuação fora do Brasil, como Honor, OnePlus, Sharp, Sony e ZTE, pretendem adotar o processador em alguns de seus modelos.

Vários processadores Snapdragon estão sendo lançados, mas cada um deles tem uma finalidade diferente. Por exemplo, o Snapdragon AR2 Gen 1 é o primeiro feito para óculos de realidade aumentada. Já os Snapdragons S5 e S3 Gen 2 são para aparelhos de áudio, e também tem o Snapdragon 8cx Gen 3 para PCs com Windows.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade