Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça novo vírus que bloqueia pagamento por aproximação e frauda cartões

Versão do Prilex consegue extrair informações de cartões por meio da inserção física do cartão

31 jan 2023 - 11h06
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo vírus bloqueia pagamentos por aproximação
Novo vírus bloqueia pagamentos por aproximação
Foto: Unsplash

Uma nova versão do Prilex, vírus conhecido por dar dor de cabeças a varejistas ao roubar dados em maquininhas, está bloqueando pagamentos por aproximação para forçar o uso físico de cartões e fraudar compras. As informações foram divulgadas pela Kaspersky, empresa de cibersegurança. 

O novo golpe funciona assim: em máquinas infectadas, uma mensagem de erro aparece quando o consumidor tenta realizar o pagamento por aproximação, forçando-o a inserir o cartão físico para finalizar a compra. Na segunda tentativa, os dados do cartão são capturados e seu titular fica na mira de fraudes e compras indevidas. 

Os criminosos precisam da inserção do cartão físico porque, em compras por aproximação (sejam elas por cartão, celular ou até relógio inteligente), cada transação emite uma informação única, que tem pouca utilidade para fraudadores quando capturada. 

Além de conseguir informações mais completas dos cartões, por meio do método tradicional de inserção, os criminosos também podem fazer o Prilex "filtrar" classes de cartões mais visadas, por exemplo só registrando informações de cartões "black" ou "platinum".

Para "instalar" o vírus nos aparelhos, golpistas ligam para a loja e se passam por funcionários das operadoras de maquininhas, afirmando que o produto precisa de uma "manutenção". Em seguida, os criminosos convencem o comerciante a instalar uma ferramenta que dá acesso remoto ao computador, abrindo espaço para a instalação do programa malicioso no sistema. 

Lojistas podem se prevenir do Prilex tomando algumas precauções básicas de segurança, como separar computadores pessoais de máquinas de sistemas de pagamentos e não fornecer informações estratégicas a agentes que pareçam suspeitos, principalmente por telefone. 

Os consumidores devem sempre estar atentos a cobranças indevidas na fatura do cartão, acionando a instituição financeira responsável assim que notar alguma movimentação estranha. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade