Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o lago misterioso que mata e petrifica animais na Tanzânia

Conjunto perigoso de elementos da natureza causam a morte e preservação de animais no leste da África

24 mai 2024 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários
Flamingo petrificado no Lago Natron, em 2010
Flamingo petrificado no Lago Natron, em 2010
Foto: Nick Brandt/Divulgação

As águas do Lago Natron, que fica na Tanzânia, tem um segredo misterioso. Qualquer animal que entra no lago acaba morto e petrificado, se transformando em uma estátua salina.

O fotógrafo inglês Nick Brandt publicou o livro  “Across the Ravaged Land” (Por Toda a Terra Devastada) em 2013, registrando algumas das vítimas de Natron, após passar dois anos fotografando a região.

Brandt escreveu, em seu livro, como achou os animais. “Eu inesperadamente encontrei as criaturas – todo tipo de pássaros e morcegos – ao longo da costa do Lago Natron, no norte da Tanzânia. Ninguém sabe ao certo exatamente como eles morrem, mas parece que o lago reflete bastante a luz e isso os confunde. Assim como pássaros que colidem contra janelas de vidro, esses caíram dentro do lago”, disse.

“Retirei essas criaturas de onde as encontrei na costa e, em seguida, coloquei-as em posições 'vivas', por assim dizer, antes de fotografá-las”, acrescentou.

Segundo informações da revista Discovery News, esse mistério que envolve o Lago Natron é facilmente explicado.

Qual animal fica mais tempo sem beber água? Qual animal fica mais tempo sem beber água?

As águas do lago são extremamente alcalinas, com um pH entre 9 e 10,5. Ou seja, elas são tão cáusticas queimam a pele e os olhos dos animais não adaptados. A alcalinidade da água resulta do carbonato de sódio e outros minerais que escoam das colinas circundantes para o lago.

Essa composição química, que em tempos antigos foi utilizada no processo de mumificação egípcia, também conserva as vítimas do lago, transformando-as em estátuas salinas.

Outro aspecto do lago que causa essas fatalidades é que a região é muito quente, e a temperatura da água pode ultrapassar os 40ºC, causando queimaduras nos animais.

Brandt também sofreu com seus próprios desafios enquanto fotografava. Ele conta que a água tem o teor de sódio tão alto, que os rolos de filme que ele colocava na máquina fotográfica acabavam queimando em poucos segundos.

O Natron é um dos dois lagos alcalinos nessa região do leste da África, sendo o Lago Bahi o outro. Os dois lagos são alimentados por fontes termais e pequenos rios, sem desaguar em outros lagos ou no oceano.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade