Conheça o novo jato supersônico da Nasa que voará semana que vem
O X-59 Quesst mira em voos supersônicos sobre áreas povoadas sem perturbação sonora
A Nasa e a Lockheed Martin, empresa aeroespacial, devem apresentar semana que vem o novo X-59 Quesst, jato rojetado para ultrapassar a barreira do som com um impacto sonoro mínimo. O lançamento ocorre na próxima sexta-feira (12), às 18h (Brasília), e será transmitido pelos canais oficiais da agência espacial americana.
O X-59 foi está sendo desenvolvido no centro de inovações da Lockheed Martin, na Califórnia, desde 2019. A proposta é um voo supersônico com ruído reduzido, diferentemente do estrondo sônico característico desse tipo de manobra.
Veja ficha técnica da nova embarcação
- Design: nariz alongado e pontiagudo de 11,5 metros, otimizado para reduzir o impacto das ondas de choque durante o voo;
- Dimensões: comprimento de 30 metros e largura de 9 metros;
- Velocidade Máxima: capaz de alcançar Mach 1.4, equivalente a aproximadamente 1.500 km/h;
- Altitude de Voo: 16.764 metros;
- Motorização: General Electric Aviation;
- Curiosidade: ausência de para-brisa na frente na nave, substituído pelo XVS;
- Sistema de Visão Externa (XVS): combinação de câmeras, tela e software de processamento de imagem para proporcionar uma visão aumentada e sobreposições de dados de voo aos pilotos.
A nave já havia sido exibida em agosto de 2023, antes de receber uma pintura final nas cores dos Estados Unidos. O jato participará de um projeto de pesquisa voando sobre áreas residenciais selecionadas para coletar dados sobre a percepção pública dos sons dos estrondos sônicos reduzidos.
Como ver a decolagem?
A cerimônia de apresentação do X-59 será transmitida ao vivo no serviço de streaming NASA+, aplicativo, YouTube e no site da agência.